GINGA: oficinas de arte e tecnologia - ciclo 2 | Museu do Amanhã

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
quarta, 03 de julho de 2024
terça-feira, 27 de agosto de 2024
GINGA: oficinas de arte e tecnologia, traz temas presentes nas exposições em cartaz no Laboratório de Atividades do Amanhã. Coletivos e artistas dedicados a pensar o futuro da arte e da tecnologia são convidados a ativar suas práticas no espaço maker do Laboratório.

Em agosto se inicia o segundo ciclo do ano com 4 oficinas que te farão mergulhar no universo ritmado de Cyberfunk, nova exposição do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) que reúne obras do artista e curador Pedro Pessanha e dos artistas Africanoisebernardo pormenor, Escola de Mistérios, Gean GuilhermeVicxs além de textos de GG AlbuquerqueObirin Odara Rachel Oliveira Vieira
PRÓXIMAS OFICINAS: em breve

OFICINAS REALIZADAS

Sábado | 03 de agosto

DESVENDANDO A MIXAGEM - ENCONTRO #1:

Com Miguel Arcanjo e Quimera (Escola de Mistérios)

Conheça o coletivo Escola de Mistérios e mergulhe nos mistérios do som em um passeio pela CDJ, equipamento utilizado para tocar e mixar músicas. Converse e reflita, ainda, sobre as motivações por trás de um bom DJset.

• data:  sábado 03/08
  • horário: 15h até 17h
  • número máximo de participantes: 10 pessoas
  • faixa Etária: a partir de 14 anos
  • classificação: Classificação indicativa livre

Sábado | 10 de agosto

15h - DESVENDANDO A MIXAGEM - ENCONTRO #2:

Com Miguel Arcanjo e Quimera (Escola de Mistérios)

Entenda o ofício de um Disk Jockey (DJ) aprendendo fundamentos básicos da mixagem. Se você nunca teve contato com um equipamento profissional de mixagem, esse encontro é para você!

• data:  sábado 10/08
  • horário: 15h até 17h
  • número máximo de participantes: 10 pessoas
  • faixa etária: a partir de 14 anos

Sábado | 17 de agosto

15h - DESVENDANDO A MIXAGEM - ENCONTRO #3:

Com Miguel Arcanjo e Quimera (Escola de Mistérios)

Entenda na prática e experimente com a CDJ, equipamento de mixagem de músicas! Investigue experiências em realidade virtual, fabulando coletivamente sobre as possibilidades da música e do som emocionarem.

• data:  sábado 17/08
  • horário: 15h até 17h
  • número máximo de participantes: 10 pessoas
  • faixa etária: a partir de 14 anos

Sobre a mediação:

A Escola de Mistérios é um coletivo de música e agência criativa que atua a favor da capacitação e inserção profissional de pessoas negrodescendentes no cenário de música eletrônica do Rio de Janeiro. É formada atualmente por produtores musicais, produtores culturais, DJs e artistas visuais. O intuito do coletivo é alicerçado no resgate histórico das contribuições afro-diaspóricas e gênero-dissidentes para o desenvolvimento de variadas expressões culturais e sonoras nas Américas, e na denúncia às grandes disparidades de raça e gênero ainda existentes no meio. Estudamos diferentes aspectos constituintes da cultura sonora americana, e os atravessamentos sócio-políticos que os engendraram; investigamos as diferentes facetas pelas quais a diáspora africana se expressa no mundo, compartilhando elementos que se relacionam através de um estudo de ritmos peculiares e próprios às manifestações afrodescendentes e originárias, e na assunção de ferramentas ancestrais e tecnológicas como forma de superação das disparidades. Promovendo a troca de conhecimentos através de metodologias colaborativas, atuamos a favor da acessibilidade, da diversidade e da reparação histórica, com o objetivo de interferir diretamente na distribuição desigual de oportunidades no cenário da música eletrônica.

Sábado | 27 de agosto

16h - CRIAÇÃO DE COLETES E MODELAGEM DIGITAL

Com bernardo pormenor

Moda. Tecnologia. Território. pormenor nos convida a criar nossos próprios coletes como desdobramento de sua obra ‘Protetor Solar’, criada para CyberFunk. Dê asas à imaginação e à sua identidade tendo contato com uma introdução à modelagem digital.

• data: 27/08
  • horário: 16h até 18h
  • número máximo de participantes: 15
  • faixa etária: a partir de 16 anos

Sobre a mediação:

Artista multifacetado, bernardo pormenor tem mais de dez anos de experiência no mercado da moda. Pai de Eros e Rudá, é sócio-fundador da .pormenor. Com a criação de peças de roupas autorais, a marca propõe reflexões sobre pertencimento ao território e valoriza as culturas suburbanas cariocas. Fortalecendo o caráter artístico e político da moda, a .pormenor desenvolve ativações em conjunto com artistas contemporâneos, como o desfile-performance de bate-bolas no Pavilhão Maxwell Alexandre, em colaboração com a Kenner, e o lançamento de uma coleção em parceria com o artista visual Mulambo. Além disso, bernardo é designer da marca Thug Nine. Em sua trajetória, tem como principal característica um olhar fashionista que reforça as narrativas estéticas da Zona Norte do Rio de Janeiro de forma experimental e amplificada.

Apresentação e Parceiros

GINGA: oficinas de arte e tecnologia é uma atividade do Laborátorio de Atividades do Amanhã (LAA), apresentado por Santander Brasil.