Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas | Museu do Amanhã

Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas

terça-feira, 11 de junho de 2024
domingo, 07 de julho de 2024

O Museu do Amanhã, em parceria com a Engie Brasil, convida meninas e jovens de 10 a 16 anos a participarem do programa Meninas de 10 anos. Esta iniciativa tem como objetivo promover a equidade de gênero e popularizar temas ambientais e emergências climáticas. Através de encontros e formações, o programa visa fomentar valores como coletividade, empatia, identificação e confiança, quebrando estereótipos e incentivando a representatividade feminina na ciência e no debate sobre questões climáticas.

Objetivos do Projeto

1. Empoderamento Feminino: Fortalecer a presença das meninas na ciência e em ações ambientais.
  2. Valorização da Equidade de Gênero: Promover a equidade de gênero nas áreas de ciência e sustentabilidade.
  3. Engajamento em Questões Ambientais: Debater e propor soluções para emergências climáticas e questões de biodiversidade.

• Inscrições (prorrogadas) : 11 a 07 de Julho de 2024 (até 23h59min)
  • Seleção: 01 a 22 de Julho 2024
  • Confirmação de Participação: 30 a 31 de Julho 2024
  • Resultado Final: 01 de Agosto de 2024
  • Início do Projeto: 03 de Agosto de 2024
  • Encontros Presenciais: 03, 10, 17, 24 e 31 de Agosto de 2024
  • Lançamento da Publicação: Data a confirmar

Programação de Agosto

03/08 | 9h às 12h | Cidades do Futuro
Convidada: Aline Alegria
Minibio: Bióloga e designer de experiências de aprendizagem. Membro do movimento Teach The Future (TTF) no Brasil e especializanda em Futures Literacy pela Universidade de Turku, Finlândia. Aline é a primeira educadora no mundo a ministrar a disciplina Alfabetização em Futuros para crianças do ensino fundamental. Fundadora do Casulo Lab, Aline conduz pesquisas e práticas que promovem novas conexões entre diferentes dimensões do conhecimento para a construção de futuros possíveis.

10/08 | 9h às 12h | Fontes Energéticas
Convidada: Carolina de Assis
Minibio: Astrônoma e mestra em História das Ciências, Carolina de Assis é responsável pelas ações desenvolvidas no Planetário do Museu Ciência e Vida, onde orienta projetos que reconectam as pessoas ao céu, utilizando teatro, contação de histórias, oficinas e palestras. Sua pesquisa se concentra no tempo e astronomia de civilizações antigas, especialmente culturas mesoamericanas.

17/08 | 9h às 12h | Direito à Água
Convidada: Lidiane Santos
Minibio: Coordenadora do Projeto Eco Rede na Cidade de Deus, Lidiane Santos é professora de biologia (UFRJ) e integrante da Rede Favela Sustentável. Como Mestranda em Ecoturismo e Conservação, Lidiane realiza pesquisa-ação sobre a conservação das águas na Cidade de Deus. É também poetisa e escritora, contribuindo para publicações como "Mulheres das Águas" e "Dias de Chuva são Assim...".

24/08 | 9h às 12h | Acesso à Saúde
Convidada: We’e’ena Tikuna
Minibio: Artista e ativista indígena do povo Tikuna, We’e’ena Tikuna é uma criadora multifacetada, atuando como artista plástica, designer de moda, nutricionista, cantora, youtuber e Ted Speaker. Sua atuação destaca a importância da cultura indígena e o acesso à saúde em suas comunidades.

31/08 | 9h às 12h | Educação e Emergências Climáticas
Convidadas: Educadoras do Museu do Amanhã
Descrição: Este encontro será conduzido pelas Educadoras do Museu do Amanhã, abordando como a educação pode ser um agente transformador em tempos de emergências climáticas, preparando as futuras gerações para enfrentar e mitigar os impactos dessas crises.

O projeto Menina de 10 anos tem patrocínio Engie