Miguel Nicolelis dá palestra no Museu | Museu do Amanhã

Miguel Nicolelis dá palestra no Museu

Destaques
O neurocientista Miguel Nicolelis, que realiza palestra no Museu / Foto: Divulgação
Início: 
sábado, 27 de fevereiro de 2016
Término: 
sábado, 27 de fevereiro de 2016
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
sab 16h-18h

O neurocientista Miguel Nicolelis realiza neste sábado (27) uma palestra no auditório do Museu do Amanhã sobre o Campus do Cérebro, um dos principais centros de ensino e pesquisa em neurociência do país, criado por ele em Macaíba, cidade rural do interior do Rio Grande do Norte. A criação do campus é tema do novo livro de Nicolelis, "Made in Macaíba", que será lançado no Museu após a palestra, com autógrafos do autor. 

Nicolelis, um dos consultores da Exposição Principal do Museu do Amanhã, define o Campus do Cérebro como "a prova cabal de que algumas utopias podem ser levadas a termo”. No livro, o cientista detalha todas as etapas envolvidas na construção do centro, que trouxe grandes mudanças a uma região carente, principalmente através do incentivo aos estudos para milhares de jovens.

Sobre o palestrante:

Miguel Nicolelis nasceu em São Paulo, fez Medicina e doutorado na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Hahnemann University da Filadélfia, EUA. Em 2001, fundou o Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA), o qual dirige até hoje. Membro das Academias Francesa, do Vaticano e Brasileira de Ciências.

Com John Chapin, foi o idealizador da interface cérebro-máquina. Através dela, qualquer pessoa pode usar apenas a sua atividade elétrica cerebral para controlar os movimentos de braços e pernas robóticos e virtuais, ou colaborar mentalmente na execução de tarefas motoras. Usando essa tecnologia, um paraplégico brasileiro, Juliano Pinto, executou o chute de abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil.

  • Evento aberto ao público e sujeito a lotação;
  • Para assistir à palestra, inscreva-se pelo e-mail eventoseditoraplaneta@gmail.com;
  • A inscrição na palestra não dá acesso às demais atrações do Museu;
  • A entrada no prédio ocorre pela porta lateral.
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.