Museu em Libras: Década dos Oceanos | Museu do Amanhã

Educativo
sexta, 18 de junho de 2021 16:00
sexta, 18 de junho de 2021 17:30

Museu em Libras é uma nova modalidade de mediação em língua brasileira de sinais oferecida pelo Programa de Educação do Museu do Amanhã. O tema do nosso próximo encontro será a Década dos Oceanos, com realização em sala virtual. O link será enviado por e-mail para quem se inscrever.

Esta edição tem o objetivo de promover conteúdos a fim de superar a barreira linguística que afasta pessoas surdas dessa temática, para então reconhecer o papel indispensável dos oceanos para a vida no planeta, bem como identificar com os participantes possíveis ações individuais e coletivas em prol de sua preservação.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Esta atividade é patrocinada pela Americanas

COMO SURGIU A DATA?

Durante a Rio 92, foi instituído o Dia Mundial dos Oceanos, a ser celebrado em 8 de junho, a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação de nossos mares. Mas a crescente poluição revela como falhamos nessa missão.

Por conta disso, a Organização das Nações Unidas estabeleceu a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou Década dos Oceanos, que se estenderá entre os anos de 2021 e 2030. Um dos objetivos centrais dessa década diz respeito ao engajamento social por meio do acesso à informação e descobertas científicas, fomentando e investindo cada vez mais na pesquisa.

Sabemos muito mais sobre nossos mares hoje do que há 30 anos. Além de abrigar uma gigantesca biodiversidade, nossos oceanos também garantem a produção do oxigênio, a regulação do clima e o sequestro e armazenamento de carbono. Porém, há muitas barreiras invisíveis no acesso ao conhecimento desta temática, e nós queremos superá-las.

SOBRE O PROGRAMA

O Museu em Libras é realizado bimestralmente em ambiente virtual e se destina ao público surdo ou aquele interessado na língua brasileira de sinais. O programa promove debates acessíveis em libras a partir de temas de nossa atualidade que dialogam de alguma maneira com a narrativa curatorial do Museu do Amanhã, bem como seus quatro eixos temáticos: o Conhecimento, a Convivência, a Inovação e a Sustentabilidade. Essa mediação tem compromisso com a democratização da informação de qualidade a fim de garantir o acesso a conteúdos e contextos biossociais de forma inclusiva.

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Clique aqui para saber mais.

Objetivo 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável
Objetivo 3: Saúde e Bem - Estar