Resultado: Projeto Vocações | Museu do Amanhã

Resultado: Projeto Vocações

Destaques
Início: 
segunda, 15 de agosto de 2022
Término: 
sexta, 09 de dezembro de 2022

O Museu do Amanhã e White Martins tem o prazer de anunciar a lista com as selecionadas da chamada pública do projeto Vocações. Estamos honrados em evidenciar com essas professoras e suas escolas, no podcast que criaremos, a presença de mulheres brasileiras na ciência.  

 

Nome completo

Cidade da escola

1

Alyne Pereira de Oliveira Ribeiro

Manaus

2

Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

Duque de Caxias

3

Elicarlas Almeida do Rosário

Salvador

4

Ellen Gonçalves de Campos

Duque de Caxias

5

Livia Bragança Borgo

Manaus

 

Sobre o projeto: 

O programa pretende estimular a busca e o compartilhamento de exemplos de mulheres cientistas de diversos campos do conhecimento, preferencialmente cientistas que tenham vivido ou feito carreira na região onde as escolas estão situadas. Assim, podemos fortalecer ainda mais o sentimento de identidade e também ressignificar o imaginário em torno da carreira científica como algo masculino.

Reconhecendo que a ausência de referências de cientistas mulheres durante a formação escolar desestimula meninas e adolescentes a seguirem carreiras científicas, o projeto abre a chamada para que escolas públicas brasileiras investiguem e comuniquem histórias, feitos e descobertas na ciência protagonizadas por pesquisadoras brasileiras dos diferentes campos do conhecimento.

Para isso, esta chamada visa a oferecer insumos técnicos para produção de podcasts e promover treinamento sobre ciências, gênero e criação de podcasts para professoras de cinco escolas públicas brasileiras situadas nos municípios de Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Duque de Caxias (RJ).

Cada escola poderá ter uma professora proponente e uma professora acompanhante. As contempladas pelo projeto deverão se comprometer a participar de um treinamento realizado de forma on-line distribuído em uma carga horária de 15h ao longo de quatro meses, no qual as professoras vão utilizar a formação para desenvolver, junto aos seus estudantes, dois episódios de podcast por escola. As escolas serão premiadas com insumos técnicos para a execução do projeto.

 

Cronograma 
 

  • 18/07: Abertura das inscrições
  • 07/08: Encerramento das incrições
  • 08 a 12/08: Seleção e confirmação de candidatas
  • 15/08: Início do projeto
  • 09/12: Entrega do produto final

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.