Inteligência Artificial e Fake News | Museu do Amanhã

Inteligência Artificial e Fake News

Destaques
Início: 
sexta, 13 de abril de 2018
Término: 
sexta, 13 de abril de 2018
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
sex 11h-12h30

Dando continuidade à programação especial de discussões sobre temas de grande relevância para a sociedade neste ano de importantes transformações para o país, o Museu do Amanhã promove debate sobre Inteligência Artificial e fake news. O evento acontece no dia 13 de abril, sexta-feira, a partir das 11h, no aqui no Auditório do Museu do Amanhã.

Com intermediação do jornalista Gilberto Dimenstein e apoio de importantes instituições como ESPM, Aos Fatos e Catraca Livre, o debate vai reunir comunicadores, especialistas em inteligência artificial e jornalistas especializados em checagem de fatos. Entre eles: Pedro Dória, colunista de tecnologia de informação no Estadão, O Globo e CBN. Também no debate, Rodrigo Helcer, CEO do Stilingue, especializado em inteligência artificial. Tai Nalon, dirigente do Aos Fatos, especializada em checagem de dados. Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de jornalismo da ESPM.

O evento faz parte do lançamento do Projeto ReVer (Rede da Verdade), que reúne veículos de comunicação, entidades acadêmicas, empresas de tecnologias e algumas das principais organizações da sociedade civil (OAB, por exemplo).

Na ocasião, será apresentado o robô Fátima, desenvolvido por brasileiros para ajudar a combater as mentiras na internet - esse robô ganhou um prêmio de R$ 100 mil do Catraca Livre em parceria com Instituto SEB de Educação e apoio da Microsoft.

O nome escolhido vem de “FactMa”, uma abreviação de “FactMachine”. Com início de operação previsto para maio, no Twitter e no Facebook, o robô Fátima vai monitorar tweets com links para notícias e informações falsas ou distorcidas e responde com informação verificada. Isso significa que cada perfil do Twitter que compartilhar uma informação errada vai receber automaticamente do perfil @fatimabot, operado automaticamente por Aos Fatos, um link para a checagem de fatos relacionada àquele tweet. De acordo com os criadores, trata-se de uma estratégia de "checagem de guerrilha", cujo objetivo é conjugar produção de jornalismo de qualidade e se apropriar de ferramentas já usadas por perfis que impulsionam desinformação na rede social. No Facebook, vai responder quando o usuário quiser saber se determinada notícia é falsa.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.