Dia da Sobrecarga da Terra - O impacto ambiental da carne | Museu do Amanhã

quarta, 01 de agosto de 2018
quarta, 01 de agosto de 2018
qua 15h-17h30

No dia 1º de agosto, nosso planeta entra num vergonhoso cheque especial. Quatro meses antes do fim do ano, e já teremos consumido mais recursos do que a capacidade de regeneração do planeta.

Para debater os impactos de nossa alimentação na Terra, o Museu do Amanhã promove a exibição do documentário Sob a Pata do Boi, seguido de palestra sobre pegada ecológica e superconsumo com Maureen Santos, coordenadora de Programas e Projetos de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll Brasil, e com Alessandra Luglio, nutricionista, coordenadora do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. O evento acontece às 15h, no Observatório do Amanhã, aqui no Museu do Amanhã.

O encontro discutirá os rumos da produção de carne do país, e seu forte impacto no Cerrado e na Amazônia. O país tem uma das maiores produções mundiais de carne e a maior produção de soja, grão utilizado principalmente para alimentação dos animais para abate. A maior empresa processadora de carne do mundo também é brasileira.

Além disso, a produção de soja e de carne no país envolve questões como a crise hídrica, com o gasto de 15 mil litros de água para cada quilo de carne produzida,  a contaminação da população com os grandes níveis de agrotóxicos utilizados no processo, e os conflitos no campo, motivados pela ganância dos produtores, que causam a sistemática expulsão de pequenos agricultores e assassinato de líderes camponeses e indígenas.

Devemos necessariamente mudar nossos hábitos à mesa? Existem formas de identificarmos as origens da carne que chega às prateleiras dos mercados? Existe um limite prudente do consumo de carne, se quisermos evitar desmatamento? Venha debater essas e outras questões em “Dia da Sobrecarga da Terra – O impacto ambiental da carne”.

Cronograma:

15h - Exibição do filme Sob a Pata do Boi (49 minutos)

16h - Bate-papo com a coordenadora de Programas e Projetos de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll Brasil, Maureen Santos

17h - Bate-papo com a Alessandra Luglio, nutricionista, coordenadora do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira