Dia das crianças - Brincar é Ciência | Museu do Amanhã

Dia das crianças - Brincar é Ciência

quarta, 12 de outubro de 2022
domingo, 16 de outubro de 2022 01:00

Para celebrar o Dia das Crianças, o Museu do Amanhã apresenta mais uma edição do Brincar é Ciência, que acontece dias 12, 15 e 16 de outubro, quarta-feira, sábado e domingo.

Curiosar, conviver e experienciar são algumas das ferramentas básicas para o desenvolvimento humano. Por isso, preparamos uma programação especial para crianças de todas as idades com o intuito de evidenciar a importância das relações, dos espaços de convivência e do brincar como ferramenta de curiosidade e de experimentação do mundo.

Confira a programação completa!

PROGRAMAÇÃO | DIA DAS CRIANÇAS

QUARTA-FEIRA
12.OUT

Pequenos Terráqueos

Utilizando da música e de materiais transformáveis, brincamos com as crianças. De dentro das sacolas-surpresa, saem bacias que viram chapéus, que viram tambores, bolinhas que são comidinhas pra sopa, tecidos que viram capas de princesas e super heróis e o que mais a imaginação criar.

Local: Observatório do Amanhã
Horários:
Das 10h30 às 11h30: Sessão para bebês.

Classificação indicativa: de 0 a 2 anos e 11 meses

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Das 11h45 às 12h45: Sessão para crianças.

Classificação indicativa: de 3 a 6 anos

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Experimentar: oficinas educativas do brincar

Com a oficina de carrinho de rolimã, a atividade irá trabalhar a temática mobilidade.

Local: Rampa Externa - Lateral Leste
Horário: 14h30 às 15h30.

Classificação indicativa: entre 8 e 12 anos

Contação de Histórias com Anderson Barreto

A floresta tem muita história pra contar. Uma delas narra as aventuras da onça verdadeira, outra conta sobre uma mulher que conversava com a montanha e ainda sobre um rato medroso e os ensinamentos de um pajé. Nesse encontro apresentaremos a tradição oral dos povos originários do Brasil. Entre contos e cantos, abriremos espaço para reflexão e perspectivas de vida mais integradas com os ciclos da natureza. Inspirados pela obra dos escritores indígenas Kaká Werá Jecupé e Ailton Krenak, abriremos espaço para a brincadeira, o respiro e o sonho.

Local: Átrio do Museu do Amanhã
Horário: 16h às 17h.

Classificação indicativa: Livre

SÁBADO
15.OUT

Horta do Amanhã com o Instituto Comida e Cultura

O Museu do Amanhã convida você para uma experiência de colheita e compartilhamento de ideias sobre o direito a uma alimentação adequada e saudável. Em parceria com o Instituto Comida e Cultura, teremos uma atividade prática e relacional para pensarmos sobre alimentação e o entendimento dos diferentes níveis de processamento dos alimentos proposto pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. Na sequência, propomos uma vivência coletiva através de colheita na Horta do Amanhã, localizada na área externa do Museu.

Local: Horta do Museu do Amanhã
Horário: 15h às 16h30.

Classificação indicativa: para crianças entre 8 e 12 anos

DOMINGO
16.OUT

Horta do Amanhã (com Carpe)

O Museu do Amanhã, em parceria com a Carpe, apresenta uma oficina gratuita de Hortas Agroflorestais Urbanas, com apresentação teórica dos princípios e conceitos da agrofloresta. Teremos como base a biodiversidade e a possibilidade da agrofloresta urbana, além de um momento todo especial para pôr a mão na massa com o manejo e replantio das espécies cultivadas na Horta do Amanhã.

Local: Horta do Museu do Amanhã
Horário: das 15h às 16h.

Classificação indicativa: para crianças entre 8 e 12 anos

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

​