Dia das Crianças: Que amanhãs podemos imaginar? | Museu do Amanhã

Dia das Crianças: Que amanhãs podemos imaginar?

sábado, 10 de outubro de 2020
sábado, 17 de outubro de 2020
Museu do Amanhã, Sala Virtual e Redes Sociais do Museu
sab 10h-16h

Sustentabilidade, convivência e imaginação. Esses são os valores norteadores para o dia das crianças no Museu do Amanhã que acontecerá nos dias 10 e 17 de outubro, com atividades virtuais e presenciais. Todas as atividades presenciais estão sujeitas à lotação e há necessidade de inscrição prévia pelo site.

PROGRAMAÇÃO

Atenção: nas atividades em que há necessidade de inscrição, é preciso que o responsável realize o cadastro em nosso site, caso ainda não tenha, para realizar a inscrição para as crianças. Cada cadastro pode realizar até 3 inscrições. Para isso, você deve informar onde está escrito "Lugares" na ficha de inscrição a quantidade de crianças que irão participar da atividade. Toda criança deve estar acompanhada de no máximo 1 responsável.

10/10 | SÁBADO

10h às 12h30 | Jogos de bicicleta | No Museu do Amanhã

Cada rodada desta oficina terá a duração de 25 minutos. As crianças serão orientadas pelos instrutores, que farão a atividade com o apoio de seus responsáveis. Cada rodada terá a participação de até três crianças.

Clique no horário de preferência e realize sua inscrição:

10h - 10h25
11h - 11h25
12h - 12h25

Os Jogos de Bicicleta são uma maneira divertida de treinar o equilíbrio e praticar os primeiros exercícios para aprender a pedalar. Crianças, até 5 anos, participam junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta.
As brincadeiras ajudam as crianças a se acostumarem com suas bicicletas. Os jogos também colaboram no desenvolvimento sensorial, uma vez que elas experimentam o mundo e aprendem por meio do corpo em movimento.

11h e 15h | Horta do Amanhã: vida gera vida | No Museu do Amanhã

O objetivo deste encontro é trazer a reflexão sobre as condições básicas para a vida existir e se desenvolver no planeta. As crianças e seus respectivos responsáveis serão convidados a pensar sobre os seres vivos, as relações que eles têm uns com os outros, além da influência das ações humanas em relação ao meio ambiente a partir dos interativos no Cubo da Vida e aplicação de princípios agroflorestais na Horta do Amanhã.
Cada criança deverá estar acompanhada de um responsável.

Clique no horário de preferência e realize sua inscrição:

17/10 | SÁBADO

11h | Rolê Sapiência! | Sala virtual (Inscreva-se gratuitamente ao final da página. É preciso estar logado para realizar a inscrição. Realize seu cadastro em nosso site, caso ainda não tenha, para conseguir se inscrever)

O rolê sapiência é um programa mensal para crianças e adolescentes que, através da mediação dos educadores, discute assuntos sócio-científicos conectados a temas pertinentes ao Museu do Amanhã e em evidência na atualidade, de maneira descomplicada. Nesta primeira edição, os educadores irão abordar o tema mulheres na ciência: quantas meninas e mulheres seguem seus estudos nas áreas de ciências? qual o nosso imaginário sobre quem são os cientistas? Essas e outras perguntas permeiam o encontro que, nesta primeira edição, acontecerá virtualmente através de um webinar.

DURANTE TODA A SEMANA DO DIA DAS CRIANÇAS

Que amanhãs podemos imaginar? | Nas nossas redes sociais

De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? Que amanhãs podemos imaginar?

Essas são apenas algumas das muitas perguntas que você pode encontrar ao longo da exposição principal do Museu do Amanhã. Isso mesmo, apenas algumas, afinal de contas o museu é cheio delas! E como o nosso curador, Luiz Alberto Oliveira, sempre faz questão de nos lembrar: “nada, absolutamente nada, é mais importante do que fazer perguntas”.

Deste modo, reconhecemos que são as nossas dúvidas, incertezas e perguntas as principais responsáveis por nos fazer mover toda a história, os nossos saberes e a própria ciência. Por isso, em parceria com a Escola Padre Doutor Francisco da Motta, o Museu do Amanhã pergunta para as crianças do 6º ano o que elas têm a dizer sobre essas questões. E como outubro é um mês também importante para os professores, figuras essenciais no processo educacional, aproveitamos para também saber o que eles têm a dizer!

Afinal de contas, compartilhar ideias e promover a curiosidade são ações que nos unem para imaginar o amanhã.

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis