Dia do Bem-estar | Museu do Amanhã

sábado, 15 de outubro de 2022
sábado, 15 de outubro de 2022
ADQUIRA SEU INGRESSO
Na semana das crianças e da abertura da exposição Coração S2 - Pulso da Vida, o Museu do Amanhã realizará no sábado, 15 de outubro, o Dia do Bem-estar, para aprofundamento prático da nova exposição temporária. Será um dia inteiro de atividades dentro e fora do Museu para todas as idades, promovendo a prática do autocuidado e da qualidade de vida a partir da diversidade de corpos e expressões e da troca de conhecimentos sobre longevidade e saúde física e mental.

Confira a programação completa!

PROGRAMAÇÃO | DIA DO BEM-ESTAR

SÁBADO
15.OUT

09h-12h: Visita mediada de bicicleta pela vizinhança do Museu
Local: Zona Portuária

Para trabalhar o conceito de saúde e mobilidade na cidade, através da nossa relação enquanto parte do meio-ambiente, será realizada uma visita mediada de bicicleta pela região onde o Museu se localiza, em parceria com Transporte Ativo, oferecendo também bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência.

09h-10h30: Funcional e yoga adaptados
Local: Entrada do Museu do Amanhã

Abordando a importância da prática de exercícios para o autocuidado e envelhecimento saudável, será oferecida uma aula de funcional adaptado considerando a diversidade de corpos, faixas etárias e vivências, trazendo movimento e descontração. Com instrutor da Mude Fit.

10h30-12h: Oficina de Primeiros Socorros
Local: Lounge do Museu do Amanhã

Cada sessão terá 5 minutos de duração e no máximo 2 pessoas. Nesta Oficina de Primeiros Socorros, com o apoio da Laerdal, você poderá aprender os movimentos de ressuscitação por meio de uma experiência lúdica. Estima-se que ao menos 2 milhões de pessoas tenham sido salvas graças ao treinamento em RCP (reanimação cardiopulmonar) com um manequim médico. O objetivo desta oficina é ampliar o conhecimento do público para promover o cuidado e preparação das pessoas para o salvamento de vidas.

As inscrições deverão ser feitas na hora. Informe em nossa bilheteria seu interesse em participar.

15h-17h: Roda de conversa sobre segurança alimentar e Oficina na Horta
Local: Horta do Amanhã

Em parceria com o Instituto Comida e Cultura e a Agroescola da Providência, o Museu do Amanhã fará uma roda de diálogo sobre saúde nutricional, além de ações práticas para a segurança alimentar. Em seguida, uma oficina de manuseio e preparo de alimentos colhidos diretamente da Horta do Amanhã. Com Ariela Doctors e Alessandra Roque.

16h-17h: Meditação Ancestral
Local: Lounge do Museu do Amanhã

Uma proposta racializada sobre conexão da mente e do corpo pautada em múltiplas cosmovisões. A atividade terá um momento de prática de Kemetic Yoga e uma de Hatha Yoga periférica, trazendo trocas sobre estas diferentes filosofias de autocuidado e a relevância para a saúde mental e corporal. Recomendamos que tragam seus tapetes, garrafinhas de água e usem roupas leves para a prática. Com a instrutora Kianda.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis