Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência | Museu do Amanhã

sexta, 21 de setembro de 2018
Museu do Amanhã
sex 10h-18h

Com o intuito de reconhecer a importância do dia 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência, o Museu do Amanhã realiza várias atividades sobre o tema.

Confira a programação completa:

Cine Olhares Diversos: documentário  “Um dia especial"

10h30 -12h20 | Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA
Duração: 1h20
Abertura com o diretor Yuri Amorim.
Sinopse: "Um dia especial" acompanha o decorrer de um dia na vida de diversas famílias brasileiras com filhos autistas ou com outras síndromes raras. O filme é construído a partir dos reveladores depoimentos de um grupo de 10 mães. Conforme a hora passa, vemos fragmentos de suas rotinas e mergulhamos em suas histórias e dramas individuais. Ao final dessa jornada - que se repete diariamente - essas extraordinárias mulheres se descobrem tão especiais quanto seus filhos. Documentário vencedor dos prêmios do Júri e do Público no 6º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência “Assim Vivemos” (2013).

Roda de Conversa: Diálogos sobre Autonomias

13h30 -14h30 | Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA

Mediação: Camila Alves, psicoterapeuta corporal e doutoranda em Psicologia na UFF

A partir da apresentação de vídeo “Eu não sou sua inspiração, muito obrigada” de Stella Young apresentado no TED - Sidney em 2014 (9min26), abriremos uma roda de conversa com os convidados: Bruno Baptista, educador surdo do Museu do Amanhã e Leonardo Oliveira, educador cego do Museu Histórico Nacional, Flávia Fabres, pedagoga atuante com jovens com deficiência intelectual e autismo; Flávia Dutra, professora da UERJ, atuante no departamento de  Educação Inclusiva; Valéria Oliveira, Coordenadora do Polo de Jovens e Adultos do Instituto Helena Antipoff, Roberta Savedra, jornalista da TV INES; Samanta Quadrado, blogueira e integrante do movimento Down; Paula Lopez, Audiodescritora, consultora e atuante em redes de acessibilidade; Andrea Bussade, mãe de um jovem com autismo.

Teatro: "O Subnormal - uma história de baixa visão”

15h -15h40  | Átrio
Diretor: Djalma Lima | Ator: Cleber Tolini
Duração: 40 min
O espetáculo narra a trajetória do ator Cleber Tolini, que aos 24 anos, após uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro, tem seu nervo ótico afetado e fica com Baixa Visão, ou Visão Subnormal! No Brasil a cada cinco pessoas com deficiência visual, quatro tem Baixa Visão.
Após a apresentação, o artista fará um bate papo com o público. (20min)

Exposição Corpo de Fuzileiros Navais - Inclusão e Arte

16h45 - 18h | Terreiro de Curiosidades - área educativa
O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, em parceria com a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés - APBP, lançam no Museu do Amanhã a exposição Corpo de Fuzileiros Navais - Inclusão e Arte com obras de 26 artistas. A partir das 14:00 horas, quatro artistas farão demonstrações de suas pinturas no local. A exposição abrirá para o público às 16h45 e ficará em cartaz até o dia 30 de setembro.