A Escola do Imperador na Gamboa | Museu do Amanhã

A Escola do Imperador na Gamboa

Especial
Foto: Marcos Tristão/Museu do Amanhã

Sabia que a primeira escola pública da América Latina foi construída aqui no Brasil? Um belo palacete inaugurado em 1877 foi construído a pedido de D. Pedro II na zona portuária, mais precisamente no bairro da Gamboa. O Centro Cultural José Bonifácio funcionou como uma instituição de ensino por cem anos, depois abrigou uma biblioteca até se tornar o Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira.

Localizado na área que ficou conhecida como “Pequena África”, o Centro Cultural integra o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, e é mais um dos tesouros culturais da região. Saiba mais sobre essa história no especial "O Porto do Rio e a construção da alma carioca".

Saiba mais no especial O Porto do Rio e a construção da alma carioca

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.