Agora é com a gente | Museu do Amanhã

Agora é com a gente - Um debate sobre Antropoceno e Ciência do Sistema Terra

Observatório do Amanhã
Início: 
terça-feira, 16 de abril de 2019
Término: 
terça-feira, 16 de abril de 2019
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
ter 17h-19h

Um dos mais renomados estudiosos sobre o desenvolvimento sustentável, o pesquisador sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP) José Eli da Veiga apresenta seu novo livro "O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra" em palestra no Museu do Amanhã dia 16 de abril, às 17h. O economista convida o deputado estadual Carlos Minc e o presidente do Jardim Botânico, Sérgio Besserman, para bate-papo com o público sobre como a influência das atividades humanas passou a alterar de forma decisiva o relativo equilíbrio da vida na Terra. Faça sua inscrição, gratuita. O bate-papo terá mediação da jornalista Amélia Gonzalez, especialista em sustentabilidade e blogueira do G1.

Em sua nova publicação, Zé Eli associa biologia evolutiva, a climatologia, o pensamento econômico e a filosofia para discutir o desenvolvimento de uma nova e promissora ciência, a Ciência do Sistema Terra. Esta, integrando as ciências naturais às ciências humanas, pode ser decisiva para que nosso planeta venha a ser um espaço habitável, seguro e justo para a humanidade.

Estaria a humanidade comprometendo a biosfera do planeta Terra de maneira irreversível? Há cerca de 12 mil anos, o Homo sapiens passou a viver em um período de estabilidade climática, o Holoceno, que possibilitou o desenvolvimento da agricultura e o florescimento das civilizações. Mas, em algum momento do século XX, algo mudou. Estaremos caminhando, sem freio, para uma realidade muito difícil para a existência de nossa espécie na Terra?

O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra (Editora 34) é o 29º livro de Zé Eli da Veiga, autor de títulos como Para Entender o Desenvolvimento Sustentável, A desgovernança mundial da sustentabilidade e Amor à ciência: Ensaios sobre o materialismo darwiniano.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.