Programação especial | Mulheres que conquistaram o Espaço | Museu do Amanhã

Programação especial | Mulheres que conquistaram o Espaço

Observatório do Amanhã
Término: 
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O astronauta John Glenn foi o primeiro norte-americano a entrar em órbita da Terra. O que pouca gente sabia é que o feito teve a contribuição fundamental de matemáticas negras contratadas pela NASA para, por meio de cálculos complexos, atuarem como “computadores humanos” e permitirem o voo espacial com segurança. A história de três dessas mulheres foi contada no livro “Estrelas além do tempo”, de Margot Lee Shetterly, e virou filme dirigido por Theodore Melfi. As duas obras farão parte da programação do mês de fevereiro no Museu do Amanhã, que vai celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Ciência, dia 11 de fevereiro. 

Para homenagear a data, no dia 12, convidamos Josephine Rua, cientista, PhD e MSc pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com experiência em Cosmologia, para falar de grandes mulheres que conquistaram o Espaço. O encontro inaugura uma das temáticas do ano no Museu do Amanhã: os 50 anos da chegada da humanidade à Lua. Neste dia, vamos lembrar grandes personagens, como Jocelyn Bell (descobridora dos pulsares), as calculadoras negras das trajetórias das naves Apollo, a primeira cosmonauta mulher, Valentina Tereshkova, e a primeira astronauta negra da Nasa, Mae Jemison. Durante o evento, que acontecerá das 15h às 18h no Observatório do Amanhã, será exibido o filme “Estrelas Além do Tempo”, que concorreu ao Oscar em 2017. 


O Observatório do Amanhã é apresentado pela Shell.

 

Inscreva-se gratuitamente!

A inscrição garante a sua participação no evento. Para visitar nossas exposições, compre aqui seu ingresso para o Museu do Amanhã.

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.