Oceanos sustentáveis - uma onda de inovação | Museu do Amanhã

Oceanos sustentáveis - uma onda de inovação

Observatório do Amanhã
Início: 
terça-feira, 13 de novembro de 2018
Término: 
quarta, 14 de novembro de 2018
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
ter 14h-17h45
qua 9h-12h45

Muitas ideias e inovações moldarão nosso relacionamento com os oceanos no futuro. Cuidar de nossos mares é fundamental para enfrentar uma realidade de mudanças climáticas e necessidade de baixo carbono. O Museu do Amanhã, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão, o Real Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, a Innovation Norway, o AquaRio e a Marinha promovem dois dias de discussões sobre os oceanos. Dias 13 e 14 de novembro, 17 especialistas trarão ao público o que há de mais recente em desenvolvimento sustentável e proteção dos mares, que ocupam 71% da superfície da Terra. O evento acontece na tarde da terça (das 14h às 17h45) e na manhã da quarta (das 9h às 12h45), aqui no Auditório do Museu do Amanhã.

O seminário Oceanos sustentáveis - uma onda de inovação está organizado em quatro temáticas principais: oceano como fonte de alimento; combate ao plástico nos oceanos; biodiversidade e energia. 

"Para a Noruega, o Oceano é uma prioridade fundamental na política externa - nossa Primeira Ministra tem se engajado no cenário global para promover uma economia sustentável dos oceanos através do Painel de Alto Nível para uma Economia do Mar Sustentável. Restam apenas 12 anos até 2030, prazo limite para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O mundo estabeleceu para si uma tarefa ambiciosa. Para alcançar os ODS, precisamos dos oceanos para fornecer mais alimentos, mais empregos e mais energia. Devemos também manter a sua capacidade de equilibrar o clima e apoiar a biodiversidade. Por todas essas razões, devemos administrar melhor nossos oceanos. Atualmente, os oceanos enfrentam ameaças vindas de várias direções, entre elas estão os efeitos das mudanças climáticas, a perda de habitats e biodiversidade, o lixo marinho e a poluição. Isso está minando o potencial dos oceanos. Precisamos urgentemente reduzir essas ameaças e promover uma onda de inovação para um oceano sustentável.  Este seminário traz a oportunidade de compartilhar boas práticas e apresentar soluções que possam nos levar em direção a um relacionamento sustentável com os oceanos do amanhã", diz a Sra. Sissel Hodne Steen, Cônsul Geral - Real Consulado Geral da Noruega.

“Neste ano, em que estamos tratando do tema da água, falar sobre os oceanos é também discutir como nos relacionamos com o planeta e respeitamos seus limites, para garantirmos nossa sobrevivência. São a próxima fonte de alimentos; de energia; reduto de biodiversidade. Precisamos reduzir drasticamente os impactos nos mares para garantirmos qualidade de vida para as futuras gerações”, diz Leonardo Menezes, gerente de Conteúdo do Museu do Amanhã.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 13/11

12h às 18h - Marinha do Brasil convida para: Visitação ao Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”

Durante dois dias, as portas do Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul estarão abertas para o embarque. A embarcação da Marinha do Brasil ficará ancorado no Píer Mauá, bem ao lado do Museu do Amanhã, e poderá ser visitada gratuitamente. Pesando 2.100 toneladas e com mais de 65 metros de comprimento, o “Cruzeiro do Sul” é direcionado a atividades de pesquisa e desenvolvimento no ambiente marinho. Tendo abrigado mais de 500 cientistas, ele representa um marco para a pesquisa em toda a área da Amazônia Azul.

14h - Sessão de Abertura

  • Construindo uma economia sustentável para os oceanos
    Sr. Vidar Helgesen - Special Envoy for the Ocean 


14h30 - Painel 1: Produção sustentável de alimentos dos oceanos

  • Palestrante a confirmar - BIG 2050
  • Srª Edel Elvelvoll - Produção de algas para alimentos de peixes e o papel desses vegetais como pulmões dos mares
  • Sr. Per W. Schive - Diretor Adjunto do Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega


O planeta precisa de oceanos sustentáveis para alimentar uma população cada vez maior, e a produção de alimentos precisa se tornar mais sustentável. Com ambos os objetivos em mente, este painel vai discutir medidas concretas que precisamos tomar para termos oceanos que sejam ao mesmo tempo saudáveis e ricos. Representante do BIG 2050 contará os desafios da consolidação de um modelo de gestão integrada para a Baía da Ilha Grande. O projeto é uma parceria entre a Secretaria do Estado do Ambiente (SEA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU) com recursos do Global Enviroment Facility (GEF). Na Noruega, o setor de pesca enfrentou enormes dificuldades com a sobrepesca e o perigo de extermínio dos estoques pesqueiros. Hoje, a pesca e a piscicultura são uma indústria sustentável e lucrativa. Per Schive, especialista em ambientes marinhos e gestão de recursos marítimos, vai falar sobre como é possível proteger ambos e sobre o que poderia ser feito para que isso aconteça no Brasil e em outros lugares. Edel Elvelvoll, da Universidade de Tromsø, da Noruega, nos contará um pouco sobre produção de algas para alimentos de peixes e o papel desses vegetais como pulmões dos mares


Moderador: Dr. Sérgio Santos - UFRJ

16h15 - Painel 2: Repensando o plástico: como salvar nossos oceanos

  • Sr. Martin Styrmoe Moen - CFO da REV
  • Sra. Tora Draegni - SALT Lofoten
  • Sr. Bruno Temer - Matéria Brasil - Projeto Remolda


A poluição plástica é uma séria ameaça a habitats marinhos e comunidades costeiras, e é essencial que enfrentemos esta ameaça com uma ampla gama de medidas. Este painel vai discutir soluções práticas e projetos em andamento no Brasil e na Noruega para lidar com o crescente problema dos resíduos. A REV Ocean é dedicada à pesquisa e inovação. Sr. Martin Styrmoe Moen vai falar sobre a tecnologia que mapeia sistematicamente os resíduos de plástico no fundo do oceano e ainda possibilita a coleta de resíduos. Tora Draegni, da SALT Lofoten, vai demonstrar como os pescadores locais se envolveram na limpeza de resíduos de plástico através da “Fishing for Litter” (“Pescando Lixo”). O Remolda foca em como envolver as comunidades locais na coleta de lixo plástico. Uma máquina está transformando lixo em memórias. Bruno Temer está por trás da iniciativa, e explicará como o projeto pode transformar lixo em negócios locais lucrativos.


Moderador: Sr. Alexander Turra - USP
 

18h - Exibição do Documentário "Baía  Urbana"

No documentário Baía Urbana o biólogo e cineasta brasileiro Ricardo Gomes mostra, de um jeito diferente, a beleza e a enorme diversidade da Baía da Guanabara. Ao longo de um ano e meio, ele realizou mergulhos em diversas partes da baía, registrando inúmeras espécies de peixes e outros animais aquáticos. Em 73 minutos de duração é possível perceber os encantos da Guanabara, que apesar da poluição cotidiana dos esgotos e do lixo, resiste, linda e viva.

Aclamado durante a primeira Conferência da ONU sobre os Oceanos, em Nova York, em junho de 2017, este é o segundo documentário sobre a temática dos mares lançado pelo carioca Ricardo Gomes. Contou com o apoio do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), ligado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

Quarta-feira, 14/11

9h às 12h - Marinha do Brasil convida para: Visitação ao Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”

Durante dois dias, as portas do Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul estarão abertas para o embarque. A embarcação da Marinha do Brasil ficará ancorado no Píer Mauá, bem ao lado do Museu do Amanhã, e poderá ser visitada gratuitamente. Pesando 2.100 toneladas e com mais de 65 metros de comprimento, o “Cruzeiro do Sul” é direcionado a atividades de pesquisa e desenvolvimento no ambiente marinho. Tendo abrigado mais de 500 cientistas, ele representa um marco para a pesquisa em toda a área da Amazônia Azul.

9h - Sessão de abertura

  • Palestra de boas-vindas em vídeo do Ministro do STJ Herman Benjamin - Todos os direitos aos mares


9h15 - Painel 3: Biodiversidade: Protegendo a vida marinha

  • Sr. Gustavo Duarte - Pesquisa - Branqueamento de corais
  • Sra. Claudia Erber - Runde Environmental Center
  • Sr. Tiago de Carvalho Franca Rocha - BIG 2050


A biodiversidade dos oceanos enfrenta enormes pressões. Pesquisadores do Brasil e da Noruega compartilham experiências sobre como proteger a vida marinha. Claudia Erber, do Brasil, chefia um Centro Ambiental no habitat de aves marinhas mais importante da costa da Noruega. Raquel Peixoto vai falar sobre novos métodos para salvar recifes de coral. E Tiago de Carvalho vai falar sobre a Iniciativa BIG 2050, um projeto na Baía de Ilha Grande desenvolvido em cooperação com a Organização para Agricultura e Alimentação da ONU (FAO) e a INEA/RJ.


Moderadora: Sra. Margareth Copertino - FURG

11h15 - Painel 4: Um oceano de energia sustentável ou Uma onda de energia oceânica sustentável

  • Sr. Bjørn Otto Sverdrup - Vice Presidente Senior para Sustentabilidade - Equinor
  • Sr. Erik Ianssen - Selfa
  • Sr. Pål Jahre Nilsen - VP Innovation - Scanship


Os oceanos contêm enormes reservas de energia, tanto em termos de minerais quanto em energia eólica e energia das ondas. Neste painel, os especialistas vão falar sobre as possibilidades que podemos aproveitar para garantir a energia sustentável DO oceano e NO oceano. Balsas movidas a bateria já são uma realidade na Noruega, e cada vez mais embarcações estão sendo equipadas com soluções híbridas. Erik Ianssen representando um cluster de tecnologias marítimas limpas na Noruega e também conectará os pontos ao Rio de Janeiro. O vice-presidente de sustentabilidade da Equinor, Bjørn Otto Sverdrup, explicará por que uma empresa de petróleo está investindo pesado em energia eólica e solar, inclusive no Brasil. E Paal Jahre Nilsen, da Scanship, vai mostrar como a empresa está tornando os cruzeiros mais verdes transformando os resíduo a bordo em combustível para o navio.


Moderador: Sr. Segen Estefen - UFRJ

14h30 - Exibição do Documentário "Oceanos"

Cobrindo 75% da superfície de nosso planeta, o mar sempre exerceu um fascínio especial. É difícil compreender os segredos presentes na imensidão de suas águas. O documentário “Oceanos”, dirigido pelos realizadores franceses Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, revela uma parte desse mistério, através de uma viagem pelas profundezas dos cinco oceanos da Terra, mostrando seus incríveis habitantes em imagens cheias de beleza e poesia.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.