Sementes para o Futuro | Museu do Amanhã

Sementes para o Futuro

Destaques
Início: 
quinta, 22 de abril de 2021
Término: 
quinta, 29 de abril de 2021
Local:
YouTube do Museu do Amanhã e da Conservação Internacional
Horário:
qui 17h-18h30

Conservação Internacional e o Museu do Amanhã te convidam a refletir sobre os valores da natureza para a sociedade no evento Sementes para o Futuro. O encontro será transmitido nos canais do YouTube da Conservação Internacional e do Museu do Amanhã, nos dias 22 e 29 de abril, às 17 horas.

  • Inscreva-se no nosso canal do YouTube e clique em Definir Lembrete para ativar o sino de notificação e não perder nossa programação on-line

Como transformar perspectivas de valor em um mundo diverso, multicultural, com diferentes cosmovisões?

Como achar um meio de caminho para respeitar o valor do outro sem deteriorar o meu valor?

Como integrar visões para o bem comum?

Vivemos um momento histórico onde o futuro do planeta e das próximas gerações está sendo decidido, e a mudança que precisamos só pode ser coletiva.

Diante desse cenário, a Conservação Internacional e o Museu do Amanhã se uniram para promover um diálogo urgente nos dias atuais com o objetivo de seguirmos com as transformações necessárias para alcançarmos o futuro que queremos. O primeiro dia do evento contará com uma palestra realizada pelo biólogo e ambientalista Thomas Lovejoy

PROGRAMAÇÃO

Dia 22 | Jovens líderes para o futuro
17h, YouTube do Museu do Amanhã

Em que áreas avançamos e onde mais precisamos avançar? Nesta mesa, temos o encontro de Amanda Costa, ativista formada em Relações Internacionais e empreendedora no Perifa Sustentável; Marilene Rocha Batista, jovem liderança da Reserva Extrativista de Cassurubá, e Muká Yawanawá, liderança espiritual da aldeia Matrinchã. Abordaremos o papel dos jovens nas transformações, por meio de um resgate cultural de conexão com a natureza, para um mundo mais sustentável. 

Dia 29 | Soluções no presente para o futuro
17h, YouTube do Museu do Amanhã

O que estamos fazendo para a construção de Amanhãs mais sustentáveis? Nesta mesa, mediada pela jornalista Daniela Chiaretti, teremos um debate com a participação de Luciana Villa Nova, gerente de Sustentabilidade da Natura e responsável pelo Programa Amazônia; Fabio Scarano, professor de ecologia da UFRJ, e Francisco Piyãko, ativista indígena e liderança do povo Ashaninka. Abordaremos as soluções praticadas no presente que buscam mitigar os efeitos dos desafios ambientais vividos em todo o planeta, para alcançarmos o futuro que queremos. 

Em meio a uma pandemia e desafios ambientais e climáticos já sentidos em todo o planeta, o debate, que se conecta ao Dia da Terra, irá trazer diferentes perspectivas sobre as soluções para avançarmos por um Amanhã mais saudável, justo e sustentável para todas as pessoas.

CONVIDADOS


Palestra Magna
 

  • Thomas Lovejoy: professor universitário no Departamento de Ciência e Política Ambiental da George Mason University e membro sênior da Fundação das Nações Unidas, com sede em Washington. Lovejoy atuou em conselhos de ciência e meio ambiente durante os governos Reagan, Bush e Clinton e também foi o principal consultor de biodiversidade do Banco Mundial e especialista em meio ambiente para a América Latina e o Caribe. Lovejoy é bacharel em ciências e doutor em biologia pela Universidade de Yale.



Dia 1
 

  • Amanda Costa: formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders. Liderança Forbes Under 30, Amanda tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um planeta inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.
     
  • Marilene Batista: liderança jovem da Reserva Extrativista do Cassurubá, na Bahia, Marilene nasceu em uma família de pescadores, vive da pesca, foi candidata a vereadora em Caravelas e é representante do Conecta Juventude, iniciativa de articulação de jovens no âmbito da Resex Cassurubá com finalidade de promover o fortalecimento comunitário a partir do protagonismo da juventude.
     
  • Muká Yawanawá: é da floresta. Da cura. Da reza. Passa, ao falar, uma paz. Paz que te escuta. Acolhe. Muká será Pajé. Está nesse caminho. Estuda plantas medicinais. E diz que elas são os remédios que o mundo precisa.



Dia 2
 

  • Daniela Chiaretti: formada em jornalismo pela ECA-USP. Trabalhou na Gazeta Mercantil, Veja, Folha de S.Paulo, UOL e Marie Claire como repórter, editora-assistente, editora e editora-chefe. Viveu em Berlim e foi ali que descobriu o movimento verde alemão e despertou para as questões socioambientais. 
     
  • Fábio Scarano: Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fábio é autor de livros e membro da Sociedade Linnean de Londres. Atuou em posição de liderança em importantes ONGs no Brasil e ganhou dois Prêmios Jabuti de Literatura, na categoria Ciências Naturais. Também foi autor principal para o primeiro relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC; 2011-2014), para o quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC; 2011-2014) e autor principal coordenador para o Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ambientais (IPBES; 2015-2018).
     
  • Francisco Piyãko: desde a adolescência Piyãko tem ajudado a organizar o povo Ashaninka para defender seu território. Foi secretário e assessor dos Povos Indígenas no governo do Acre, assessor da Presidência da Funai e continua atuante nas conquistas de políticas públicas para os povos da floresta.
     
  • Luciana Villa Nova: Luciana Villa Nova é casada, tem um filho de 8 anos, Henrique. Farmacêutica Bioquímica, formada pela Universidade de São Paulo, especializada em Administração de Empresas e Gestão da Sustentabilidade e com Mestrado Executivo na FGV/SP em Gestão para Competitividade em Sustentabilidade Está na Natura desde 1996 quando entrou no programa de trainees da empresa e ao longo dos anos ganhou experiência em várias áreas de Inovação de Produtos, como P&D de Produtos e Embalagens, Gestão de Redes Científicas e Gestão Técnica de Unidade de Negócios e Sustentabilidade. Desde 2010 na área de Sustentabilidade, já liderou a coordenação do Planejamento Estratégico de Sustentabilidade, frentes de Gestão da Biodiversidade e Programa Amazônia,  que inclui projetos de uso sustentável de produtos e serviços da sociobiodiversidade,  a Estratégia de Impacto Social e de Causas e Cultura para Sustentabilidade. É apaixonada por produtos naturais e biodiversidade. 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos 
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
 

  

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.