Evidência das Culturas Negras | Museu do Amanhã

Evidência das Culturas Negras

Destaques
Gif azul claro com traços laranjas com os dizeres "Evidência das culturas negras"
Início: 
terça-feira, 21 de novembro de 2017
Término: 
domingo, 26 de novembro de 2017
Local:
Museu do Amanhã
Horário:
ter - dom 9h-17h

“Convivência” e “sustentabilidade” são dois pilares fundamentais para o Museu do Amanhã. Como conviver em uma sociedade que nega a contribuição de parte considerável da população para a sua própria construção? Como discutir sustentabilidade e meio-ambiente se os ambientes procuram segregar a participação da maioria. Como nos re-envolvermos para uma nova consciência? Como abrir espaço para a tomada de consciência sem que antes haja processos de evidenciação. Ninguém é capaz de tornar o outro mais consciente. O máximo que se pode fazer é trocar e tornar públicas as experiências e descobertas. Quanto mais evidências demonstrarmos uns aos outros, maior a potência de eventuais conscientizações. 

A semana da evidência das culturas negras - tratamos no plural porque africanos e seus descendentes no continente americano são plurais em suas culturas - marca a Semana da Consciência Negra, que se inicia no dia 20 de Novembro, e, por conta disso, teremos diversas atividades relacionadas durante os dias 21,22,23,24 e 25 de Novembro. 

A programação encerra, no dia 25 de novembro, das 17h às 18h, nos Jardins do Museu, com a Cerimônia do Baobá, “ plantado" no átrio do Museu do Amanhã, em junho, para o evento Vivências do Tempo - Matriz Africana. O objetivo era contribuir para dar visibilidade à candidatura a Patrimônio Mundial pela Unesco do Cais do Valongo, esse local de memória da matriz africana nas Américas e às reflexões urgentes que essa candidatura motiva. E também, discutir a importância dos espaços dedicados as culturas das diásporas africanas pelo mundo.  O vídeo produzido durante esse mesmo evento, em junho, será exibido nos dias 22 e 24 de novembro o dia todo no Átrio do Museu do Amanhã.

A cerimônia contará com a presença do Afoxé Filhos de Gandhi, seguida da leitura do Manifesto Baobá, escrito pelos educadores do Museu do Amanha David Alfredo e Luís Araújo. 

Confira abaixo a programação concebida pelas áreas de Educação e Relações Comunitárias do Museu:

21 de novembro

Espetáculo "Um único grito" e Roda de Conversa

23 de novembro

Roda de Conversa sobre Negritude e Revolução

25 de novembro
 
 
Participe!
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.