Evidências das Culturas Negras: CULTURA | Museu do Amanhã

quarta, 25 de julho de 2018
quarta, 25 de julho de 2018
qua 18h-20h

No dia 25 de julho, o programa Evidências das Culturas Negras trará a "cultura e seus desdobramentos" como tema principal de debate. O encontro pretende observar os lugares do negro na produção cultural atual, o seu papel nas produções literárias, teatrais, televisivas, jornalísticas e em suas decorrentes e recorrentes premiações.

Esta edição culmina com a data de celebração do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também, completa 1 ano do reconhecimento, pela Unesco, do Cais do Valongo como Patrimônio da Humanidade. Venham debater com as nossas convidadas!

Palestrante

Keyna Eleison é curadora e gestora cultural. Atuou como gerente de centros culturais da Secretaria Municipal de Cultura do Rio até 2015. Atualmente é Supervisora de Ensino e Programas Públicos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Eliana Alves Cruz é escritora e jornalista carioca vencedora do concurso de romances da Fundação Cultural Palmares/MINC 2015, com a história baseada na trajetória de sua família, desde a metade do século 19, na África, até nossos dias. Autora do livro O crime do cais do Valongo, da editora Malê, resgatando histórias do local que recebeu a maior quantidade de escravizadas nas Américas, em um romance histórico-policial, com toques de realismo fantástico.

Sil Bahia é comunicadora e coordenadora da Pretalab. É também diretora do Olabi, iniciativa com o apoio da Fundação Ford, que acredita no protagonismo das meninas e mulheres negras e indígenas nos campos da inovação, comunicação e tecnologia como forma de reduzir as desigualdades sociais do país.