Marcas da ação humana no planeta | Museu do Amanhã

Marcas da ação humana no planeta

Observatório do Amanhã
Evidências do Antropoceno
Início: 
terça-feira, 21 de agosto de 2018
Término: 
terça-feira, 21 de agosto de 2018
Local:
Auditório
Horário:
ter 15h-18h

Muita gente pode ainda não ter se dado conta disso, mas somos uma força geológica. Produzimos e consumimos energia e alimentos, transformamos recursos naturais e criamos novos materiais e criamos um conforto material sem precedentes na história humana. Com a nossa atividade econômica, poluímos rios, mares, solos e lançamos toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera todos os dias. Toda esta atividade é o ponto central do que muitos pesquisadores consideram como uma nova época geológica, o Antropoceno.

Esta nova época une tempo geológico e histórico, o conhecimento das ciências naturais e humanas e desafia-nos a todos a encontrar respostas para novos desafios que surgem com ela. O que a comunidade científica procura, ainda, é definir os marcadores deste novo tempo. Quais são os indícios geológicos e biológicos desta nova época? E os marcadores econômicos e sociais, quais são?

Para discutir estas questões, o Museu do Amanhã, em parceria com a Comissão Organizadora do 49° Congresso Brasileiro de Geologia, convida pesquisadores das ciências geológicas, biológicas e sociais para discutir os vários desafios colocados por esta nova época sob pontos de vista diversos. O evento acontece no dia 21 de agosto.

 
Pesquisadores convidados:
 
  • Claudia Gutterres Vilela (Instituto de Geociências/UFRJ) 
  • Paulo Vasconcelos (University of Queensland, Australia) 
  • Heitor Evangelista da Silva (Departamento de Biofísica e Biometria/UERJ)
  • Henri Acselrad (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ)
 

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.