Explorando o Planeta | Museu do Amanhã

Explorando o Planeta

Exposições Temporárias
Explorando o Planeta
Início: 
terça-feira, 21 de agosto de 2018
Término: 
domingo, 26 de agosto de 2018
Local:
Lounge do Museu do Amanhã
Horário:
ter - dom 10h-18h

Dependemos do planeta para tornar nossa vida possível. Dos alimentos que plantamos para consumo ao combustível que move aviões e navios, praticamente tudo o que usamos vem de recursos naturais. Apesar disso, nem todos entendemos bem a nossa relação com o meio ambiente e o nosso impacto sobre ele nestes últimos séculos. Será que as gerações futuras poderão ter o mesmo acesso que temos à natureza agora?

Entre os dias 21 e 26 de agosto, o Museu de Ciências da Terra traz a exposição interativa Explorando o Planeta ao Museu do Amanhã para nos ajudar a pensar – e sentir – estas e outras questões.

Entre fósseis de preguiça-gigante, minerais de vários tipos e equipamentos antigos de navegação, a exposição está repleta de atividades para crianças e pessoas de todas as idades. Os visitantes poderão fazer seu próprio experimento geológico e análises químicas com diferentes tipos de água. Como a água da torneira, a água do mar e a água da baía de Guanabara são diferentes entre si em termos químicos?

Outra novidade que Explorando o Planeta traz é a sandbox. Ela é literalmente uma “caixa de areia” com sensores que mostram as diferenças de altura entre os montes de areia – usando, para isto, cores diferentes e realidade aumentada. Com a visualização em uma sandbox, fica bem mais fácil entender conceitos de Geografia como curvas de nível, por exemplo.

A exposição estará aberta das 10h às 18h entre os dias 21 e 26 de agosto no lounge do Museu do Amanhã e faz parte da nossa Semana do Antropoceno.

Todos os dias, Explorando o Planeta receberá também cientistas da do Serviço Geológico do Brasil Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais: geólogos (e geólogas!), engenheiros e paleontólogos estarão no lounge para um bate-papo com os visitantes sempre às 11h e às 15h entre os dias 21 e 26 de agosto.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.