Holocausto - Trevas e Luz | Museu do Amanhã

Exposição Holocausto - Trevas e Luz

Exposições Temporárias
Senhora de costas andando de mãos dadas com duas crianças e uma terceira criança andando atrás delas
Início: 
quarta, 26 de julho de 2017
Término: 
domingo, 15 de outubro de 2017 01:00
Local:
Galeria do Tempo
Horário:
ter - dom 10h-17h

O Holocausto foi um triste capítulo na história da humanidade. Não muito distante. Iniciado com a ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha, em 1933, e intensificado durante a Segunda Guerra Mundial, consistiu na perseguição e no aniquilamento de cerca de 6 milhões de judeus pelos nazistas e seus colaboradores. 

Um projeto de extermínio de um povo, amparado em sistemas burocráticos. Ciganos, pessoas com deficiência, homossexuais, negros, testemunhas de Jeová e dissidentes políticos também foram perseguidos por razões étnicas ou nacionais.

Mas mesmo em condições extremamente adversas, muitos conseguiram se refugiar em outros países, outros se rebelaram e pegaram em armas para lutar, e vários conseguiram simplesmente resistir e sobreviver.

A exposição Holocausto - Trevas e Luz, realizada pelo Museu do Amanhã em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba, convida à reflexão sobre a importância da convivência, e sobre como queremos viver uns com os outros, hoje e amanhã. Ela será aberta ao público no dia 26 de julho e ficará na Galeria do Tempo do Museu do Amanhã até 15 de outubro.

Seu objetivo é reforçar a necessidade de que aprender e recordar são ações fundamentais para que o Holocausto sirva como um alerta e um ensinamento para a nossa e futuras gerações. Com isso, poderemos evitar e combater inúmeros genocídios e graves violações dos direitos humanos que continuam ocorrendo em várias partes do planeta, incluindo o Brasil. 

É preciso promover a convivência e lidar com a diferença para que possamos seguir rumo a Amanhãs mais plurais.

Algumas experiências e exposições estão sujeitas à lotação para segurança e conforto do visitante. Fechamos às 18h e, por isso, as filas para essas experiências e exposições podem ser encerradas horas antes.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.