Nhande Marandu - Uma História de Etnomídia Indígena | Museu do Amanhã

Nhande Marandu - Uma História de Etnomídia Indígena

sexta, 11 de novembro de 2022
domingo, 30 de abril de 2023

A exposição segue aberta para visitação do púiblico em uma galeria virtual.

VISITE

HISTÓRICO

Para tanto, comunicadores e artistas se apropriam de múltiplas linguagens e mídias para (re)produzir suas próprias narrativas, sem os estereótipos impostos pela cultura colonial dominante.

Desde a curadoria, realizada por Anápuáka Tupinambá, Takumã Kuikuro, Trudruá Dorrico e Sandra Benites, passando pela identidade visual, redação e tradução de textos, produção audiovisual e sonora, profissionais indígenas participaram de todo o processo criativo. O fio condutor da mostra é a autoria indígena.

Abraçando múltiplas linguagem, a exposição Nhande Marandu traz um vasto acervo com obras de Denilson Baniwa, Ailton Krenak, Zahy Guajajara, Sallisa Rosa, Jaider Esbell, Gustavo Caboco, Brisa Flow, entre tantos artistas e comunicadores contemporâneos, que dão vida a essa exposição.

Abertura: 11 de novembro de 2022
Encerramento: 30 de abril de 2023

Um projeto do Laboratório de Atividades do Amanhã apresentado por Santander.

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável