Exposição sobre a Serra da Capivara | Museu do Amanhã

Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América?

Exposição Principal
sábado, 10 de novembro de 2018
domingo, 10 de fevereiro de 2019
Museu do Amanhã
ter - dom 10h-17h

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos e impressionantes pinturas rupestres, tombados como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO. Estudos recentes apontam que esses vestígios milenares podem ser os mais antigos indícios da habitação humana na América. Em 10 de novembro, a DFG – Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa inaugurou exposição sobre o tema aqui no Museu do Amanhã.

A mostra Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América? revela o trabalho arqueológico realizado na região e a fascinante biodiversidade e cultura locais, retratadas através do olhar cuidadoso do fotojornalista pernambucano André Pessoa, especializado em registros naturais e científicos.

Entre as pesquisas abordadas está um projeto fomentado pela DFG que investiga o surgimento do sedentarismo e da agricultura na América do Sul. A pesquisa é conduzida por cientistas do Instituto Arqueológico Alemão (DAI) em parceria com a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

A exposição já passou por Berlim e Bonn, na Alemanha, e chegou em julho ao Brasil, na cidade de Maceió, onde foi bem recebida e vista por milhares de pessoas. Agora no Rio, revela ao público do Museu do Amanhã a inestimável importância e valor científico deste patrimônio, que transcende as fronteiras nacionais e desperta o interesse de pesquisadores de todo o mundo: a Serra da Capivara guarda pistas que podem ajudar a humanidade a escrever sua (pré-)história.