FLUP - Festa Literária das Periferias | Museu do Amanhã

sábado, 15 de setembro de 2018
Museu do Amanhã
sab 17h-19h

A FLUP - Festa Literária das Periferias - surgiu em 2012 para fortalecer o papel das periferias brasileiras nos debates sobre literatura e leitura. Se consolidou na agenda da cidade do Rio de Janeiro como um festival que reúne artistas e escritores do mundo inteiro para debater, experimentar, produzir e ampliar o poder da leitura. A festa é a culminância de um processo que dura o ano todo, envolvendo a formação de novos agentes de cultura.

A sétima edição da FLUP, em novembro de 2018, terá sua culminância no Cais do Valongo. Após a abertura dos ciclos de palestras com Martinho da Vila e Allan da Rosa, inicia-se uma extensa agenda no Museu do Amanhã, com o mundialmente respeitado Músico, compositor, escritor e pensador de Cabo Verde, Mario Lúcio no dia 2 de junho, sábado. No mês de julho, teremos 4 encontros no Museu do Amanhã. De junho a setembro de 2018, o Museu do Amanhã irá hospedar encontros dos ciclos de formação Poesia Preta e do Laboratório de Narrativas Negras para Audiovisual, incubadora de roteiristas negras e negros realizado em parceria com a TV Globo.

Em 2017, na edição anterior, o Laboratório produziu 31 argumentos para a indústria audiovisual, alguns já encaminhados para se transformarem em séries e filmes. Os encontros são parte do ciclo de palestras e processo de formação “Poesia Preta”, focado na “palavra falada” dosPoetry Slams e inspirado pelos griots ancestrais africanos. Com palestras semanais com grandes nomes da poesia falada brasileira, os participantes se inspiram para escrever novas poesias. Os poetas vão usar o material produzido em umPoetry Slam (Slam Pequena África), uma disputa de poesia falada onde o campeão vai publicar um livro/coletânea com o selo FLUP.