Hiperorgânicos | Museu do Amanhã

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Identidade visual do evento Hiperorgânicos. Fundo preto com linhas retas cinzas que se cruzam e bolas em tons de cinza formando um 8
terça-feira, 22 de maio de 2018
domingo, 27 de maio de 2018
MAST e Museu do Amanhã
ter - qua 9h-20h
qui - sab 10h30-15h40
dom 10h-18h

A 8ª edição do Hiperorgânicos - Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridização, Biotelemática e Transculturalismo ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio, no Museu de Astronomia e nos dias 24, 25, 26 e 27 de maio, aqui no Museu do Amanhã. O evento contará com mesas redondas, performances, rodas de conversa, OpenLab, oficinas e simpósio de encerramento. O evento conta com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos.

• Para conferir mais informações e a programação completa e para se inscrever nas atividades que acontecem no MAST nos dias 22 e 23 de maio, clique aqui.

• Com exceção da oficina JamDuino, que tem classificação para maiores de 15 anos, as oficinas que serão oferecidas do dia 24 ao dia 26 de maio, aqui no Museu do Amanhã, são exclusivas para maiores de 18 anos.

• As inscrições das oficinas encerram no dia 22 de maio (terça-feira), às 18h. Confira os links de inscrição de cada oficina na programação ao final da página.

Para a edição de 2018, sob o tema Ancestrofuturismo, o Hiperorgânicos busca, através do diálogo e da experimentação artística, criar dispositivos de convergência estrutural entre passado e futuro, afim de ampliar a perspectiva do presente. Para tanto, lançará especial atenção à cultura espacial como forma investigativa de novos modelos e discursos que motivem ações urgentes/emergentes.

Reperspectivar nossa natureza sob ângulos das biosferas, do cosmos e das ligações sutis entre o conhecimento ancestral e a mineração de dados, fomentar experimentações artísticas interconectadas, dialógicas, sob a ótica de processos orgânicos e coerentes, inspirar novos processos criativos improváveis na forma de laboratório aberto, são algumas aspirações deste evento.

Hiperorgânicos é uma idealização do Núcleo de Arte e Novos Organismos - NANO, coordenado pelos pesquisadores e artistas Prof. Dr. Guto Nóbrega e Profa. Dr. Malu Fragoso, sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ. Este ano, o evento terá como co-coordenadora convidada a pesquisadora Fabiane Borges, proponente do tema “Ancestrofuturismo”.

Confira a programação das oficinas que acontecerão aqui no Museu do Amanhã:

OFICINAS
De 24 a 26 de maio
Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA

1. Design-to-Robotic-Operation: Design and Integration of a Meshed and Heterogeneous Wireless Sensor and Actuator Network into Cyber-physical Spaces  - Por: Henriette Bier e Alexander Liu Cheng
(Vagas esgotadas)

24 de maio: 10h30 às 15h40
25 de maio: 10h30 às 15h40
26 de maio: 10h30 às 15h40

2. JamDuino - Por: Fábio Ferrentini Sampaio, Serafim Brandão, Rubens Queiroz

Turma 1 - 24 de maio: 10h30 às 12h30
Turma 2 - 24 de maio: 13h40 às 15h40