Iris+ | Museu do Amanhã

Iris+ | Uma nova experiência no Museu do Amanhã

Exposições Temporárias
Início: 
sábado, 16 de dezembro de 2017
Local:
Museu do Amanhã
Horário:
ter - dom 10h-17h

Em comemoração ao nosso aniversário de dois anos, iremos lançar mais uma grande novidade: a primeira extensão da Exposição Principal, que será baseada em Inteligência Artificial.  A partir do dia 15 de dezembro, abriremos ao público a IRIS+, projeto que permitirá ao visitante aprofundar sua experiência no Museu do Amanhã. O assistente cognitivo construído com IBM Watson – plataforma de Inteligência Artificial para negócios – foi desenvolvido não somente para responder aos visitantes, mas também formular perguntas. Após motivar uma reflexão ao longo da mostra sobre a atual época geológica em que vivemos, o Antropoceno, a intenção com a IRIS+ é encorajar o visitante a pensar sobre seu papel na sociedade e a agir para um amanhã mais consciente, tolerante e sustentável. 

Ao chegar ao Museu do Amanhã – um espaço de ciências, que examina o passado, apresenta tendências do presente e explora cenários possíveis para os próximos 50 anos –, o visitante recebe o cartão da IRIS, a nossa assistente virtual. Ao longo do percurso narrativo, que é norteado por perguntas que acompanham desde sempre a humanidade (De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?), esse cartão registra os dados da pessoa, abrindo as experiências interativas da Exposição Principal. 

A nova experiência chamada IRIS+ também será acionada por esse cartão (da IRIS). Mas a diferença é que, ao final do percurso, ao lado da área NÓS, a IRIS ganhará voz – deficientes auditivos, ou quem preferir, poderão conversar por chat – e falará diretamente com o visitante. Serão seis totens de autoatendimento, sendo dois para uso prioritário de cadeirantes e crianças. O diálogo inicia com a indicação do visitante sobre a sua principal preocupação a partir do que acabou de vivenciar. 

Como funciona a IRIS+

No desenvolvimento da aplicação, foi utilizada a API (Application Programming Inter-faces) Watson Conversation Service (WCS), hospedada na IBM Cloud. A aplicação foi treinada para responder dúvidas e também fazer perguntas, guiando um diálogo com os visitantes sobre os dois eixos temáticos principais do Museu do Amanhã: sustentabi-lidade e convivência. 

O visitante será questionado sobre como ele poderá modificar sua preocupação e, a partir de sua resposta, a IRIS+ apresentará, por exemplo, projetos de diversas organizações, fundações e instituições do Brasil, cadastradas pela equipe do Museu do Amanhã, que possam levá-lo a um engajamento social. 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.