Livro "Pensando o Amanhã" no ar! | Museu do Amanhã

Livro "Pensando o Amanhã" no ar!

Observatório do Amanhã
Capa do livro "Pensando o Amanhã"

Em seu primeiro ano de funcionamento, o Museu do Amanhã se fortaleceu como um espaço de discussões sobre biodiversidade, exploração espacial, qualidade de vida, Antropoceno, zika, saneamento, mudanças climáticas, envelhecimento nas cidades... Nada passou incólume aos olhos do Museu. Agora, boa parte desse conteúdo focado em sustentabilidade e convivência está reunida no livro digital "Pensando o Amanhã".

Com 168 páginas, a publicação reúne 17 artigos - além de uma entrevista exclusiva - de especialistas que estão à frente de temáticas sobre os desafios que se impõem aos amanhãs. Um time que reúne a ex-ministra Izabella Teixeira, a antropóloga inglesa Henrietta Moore, os professores Carlos Nobre e José Galizia Tundisi, o pediatra Daniel Becker, e a coordenadora do C40 no Brasil, Cristina Mendonça, apenas para citar alguns exemplos. Pesquisadores do Museu do Amanhã também contribuíram com textos. Publicado no site do Museu ao longo do ano, o conteúdo ganha formato de fácil acesso, totalmente digital e gratuito.

- "Pensando o Amanhã" é uma oportunidade para ampliarmos o alcance do pensamento de diferentes pesquisadores, políticos e especialistas em temáticas abordadas pelo museu. Pensamos num livro acessível a diferentes públicos e buscamos diversidade, pessoas de renome nos cenários nacional e internacional. O objetivo é reverberar o impacto de ideias sobre construções possíveis dos amanhãs para fora das paredes do Museu - diz o gerente de Exposições & Observatório do Amanhã, Leonardo Menezes.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.