Museu do Amanhã vence prêmio de divulgação científica | Museu do Amanhã

Museu do Amanhã vence prêmio de divulgação científica

Destaques

O Museu do Amanhã recebeu, nesta terça-feira (24), o 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o reconhecimento – na categoria "Instituição ou Veículo de Comunicação" – se deveu ao trabalho do Museu de ampliar o acesso à informação de qualidade para os públicos do Rio de Janeiro e do Brasil.

A comissão julgadora justificou a premiação: “Ele trouxe novos públicos para os museus de ciência e divulgação científica. A instituição investe em exposições, eventos que promovem o debate acerca do impacto da ciência na sociedade e a reflexão sobre o nosso futuro, além de investir na capacitação de divulgadores, professores e estudantes".

O potencial turístico do Museu não foi deixado de fora, assim como o intenso trabalho feito nas mídias digitais para vencer o isolamento imposto pela pandemia de Covid-19. "É importante destacar que o Museu do Amanhã entrou no calendário turístico e educativo da cidade do Rio de Janeiro e no país. No entanto, seu impacto não se restringe à cidade do Rio do Janeiro, pois tem usado as mídias sociais para transmitir suas atividades adequando à linguagem própria destas mídias", enfatizou a comissão.

Ricardo Piquet, diretor do Museu e presidente do IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), instituição gestora do equipamento, ressaltou o papel da ciência para a sociedade. "O prêmio nos coloca na galeria de grandes instituições de ciências, de grandes pesquisadores e comunicadores. É uma honra ter esse reconhecimento de uma instituição como o CNPq por compartilharmos conhecimento, de forma inovadora, com a população em geral, especialmente num ano em que a ciência passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, provando ser fundamental para a nossa existência", disse.

Evaldo Vilela, presidente do CNPq, destacou o papel de estimular o interesse pela ciência nos mais jovens. “Por meio de iniciativas como o Museu do Amanhã, levamos as realizações científicas para o grande público, incentivamos jovens e crianças a conhecer e gostar de ciência e aproximamos os pesquisadores e suas realizações da sociedade em geral. Isso é fundamental para que seja compreendida a importância do investimento em pesquisas científicas e tecnológicas e sejam valorizadas as instituições e as pessoas que fazem ciência”, ressaltou.

Conheça um pouco mais do trabalho do Museu para ampliar o acesso dos públicos à ciêencia e ao conhecimento: