Museu do Amanhã vence prêmio do Conselho Internacional de Museus | Museu do Amanhã

Museu do Amanhã vence prêmio do Conselho Internacional de Museus

Destaques

O vídeo “The Digital Transformation during a epidemic lock-down” mostra a transformação digital do Museu do Amanhã durante a Pandemia da Covid-19.

O Museu do Amanhã recebeu o prêmio do Festival de Produções Audiovisuais e Inovadoras de Mídias Museológicas (F@imp), organizado pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). O equipamento cultural se destacou na categoria Filme ou Vídeo, com a produção autoral The Digital Transformation during a epidemic lock-down, que você pode assistir acima. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (25/08), em Praga, na República Tcheca. O Museu foi representado por Alexandre Fernandes, nosso curador de Inovação.

“O vídeo vencedor do prêmio é a tradução do trabalho realizado pelo Museu do Amanhã durante a pandemia, quando fomos ao encontro do nosso público por meio de uma rápida e bem estruturada migração para o ambiente on-line. Esse reconhecimento reforça o impacto dessa produção audiovisual e também destaca a importância de levar cultura e conhecimento até as pessoas”, conta Maria Garibaldi, diretora executiva do Museu do Amanhã.

Sob o comando do IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), o Museu do Amanhã se reinventou durante a pandemia e buscou soluções criativas para continuar levando conteúdos de qualidade ao seu público, mesmo no período de isolamento social. No vídeo vencedor do prêmio, a equipe do Museu registra os desafios e as ações realizadas que colaboraram para criar novas relações e estreitar laços já estabelecidos.

Em um ano, o Museu produziu mais de 80 horas de programação on-line. Como resultado, o canal oficial do Museu no YouTube obteve um crescimento de 207% e atingiu mais de 270 mil visualizações. Além do impacto nas redes, o Museu conseguiu ampliar o alcance e atrair pessoas de diversas partes do mundo.

Museus: Inspirando Futuros foi o tema da edição deste ano da premiação. Os quesitos para o reconhecimento foram "tema com referência compreensível e cientificamente sólido", além de "eficiência no alcance ao público-alvo". A educação, a transferência de conhecimento e a cooperação com o público no trabalho museológico também foram critérios para a escolha.

O F@imp é organizado pelo Avicom (Comitê Internacional do Icom para Audiovisual, Novas Tecnologias e Mídias Sociais) e visa a incentivar e reconhecer produções audiovisuais e inovações tecnológicas multimídia iniciadas ou produzidas por instituições culturais em todo o mundo.