Comunicação científica no Egito: desafios a enfrentar | Museu do Amanhã

Comunicação científica no Egito: desafios a enfrentar

Observatório do Amanhã

Por Mohamed Elsonbaty *

"Divulgador da ciência! O que é divulgação científica? " Já perdi a conta de quantas vezes me fizeram essa pergunta quando me apresento e esclareço que trabalho como comunicador científico. O que resume, em poucas palavras, o estado da comunicação científica no Egito, onde a maioria das pessoas não sabe nada sobre o assunto! A comunicação científica é considerada um campo recente no Egito, fato facilmente exemplificado pela inexistência de tradução em árabe para o termo "comunicação científica", geralmente descrito com o uso de outros termos, como "simplificação científica" ou "divulgação científica".

Para entender a situação atual da comunicação científica no Egito, precisamos primeiro entender os contextos do país no que se refere a educação e pesquisa científica. De acordo com o Relatório de Competitividade Global 2017, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, o Egito ocupa a 130ª posição no ranking de qualidade da educação científica e 128ª no ranking de qualidade de instituições de pesquisa científica (de um total de 138 países em todo o mundo). Os dois números indicam o tamanho dos problemas enfrentados pela promoção da ciência no Egito.

A ciência não é uma prioridade para a maioria dos egípcios, frequentemente descrita como um luxo, como uma necessidade. Os egípcios se preocupam majoritariamente com outras questões, como melhores salários e acesso à alimentação e saúde, e a população leiga não faz a conexão entre ciência e desenvolvimento. Em um contexto como esse, a comunicação científica é inevitável a fim de extinguir o abismo entre a comunidade científica e o público em geral.

A onda de comunicação científica no Egito começou há cerca de 10 anos, quando diversas organizações começaram a perceber sua importância. Por exemplo, a Academia Nacional de Pesquisa Científica implementou alguns projetos para o desenvolvimento de atividades de comunicação científica dentro das estruturas de educação científica formal e informal. O Ministério da Educação percebeu a importância dos Centros de Ciências, o que levou ao estabelecimento de Centros de Descoberta Científica em várias governadorias do Egito. A Bibliotheca Alexandrina também hospeda o Centro Científico do Planetário, dedicado a conscientizar, educar e despertar o interesse do público em ciência. A Universidade Americana do Cairo organizou diversas atividades de comunicação científica para estimular a imaginação e a curiosidade, o pensamento criativo e a alfabetização científica de crianças.

No entanto, a comunicação científica ainda é embrionária no Egito; os esforços acima são em geral pontuais, e falta cooperação e uma visão compartilhada. Além disso, a falta de comunicadores científicos com formação profissional representa um desafio para as organizações que trabalham na comunicação científica. O sistema educacional do Egito não oferece nenhuma graduação em Comunicação Científica, e, consequentemente, os profissionais não tem como adquirir a educação acadêmica e formação profissional necessários para ajudá-los a desempenhar sua função de forma efetiva. É premente, portanto, o desenvolvimento de atividades de formação profissional para criar uma nova geração de comunicadores científicos.

É evidente que o campo da comunicação científica no Egito chegou a um ponto crítico, em que os desafios acima precisam ser enfrentados. Uma maneira de fazê-lo é estabelecer uma rede nacional de comunicação científica para atuar como núcleo da comunidade de comunicação científica no Egito e ajudar esse campo emergente a desenvolver-se. Esta rede nacional de comunicação científica buscaria conectar diferentes atores interessados em ciência, educação científica, mídia científica e comunicação científica para facilitar a cooperação em diversos níveis, capacitar profissionais de comunicação científica e pesquisadores no Egito, e estabelecer uma estratégia de longo prazo baseada em pesquisa para a comunicação científica no Egito. Estas medidas, por sua vez, contribuirão para aumentar a conscientização pública, compreensão, atitude e engajamento com a ciência da sociedade egípcia.
Finalmente, acredito que a comunicação científica constitui enorme oportunidade para o Egito. Comunicação científica eficaz é um componente essencial para garantir o desenvolvimento social e econômico do país, que é o que todos os egípcios esperam.

* Mohamed Elsonbaty é diretor para o Desenvolvimento da Comunicação Científica na Universidade Americana do Cairo.