SEMEIA 2024 - Semana do Meio Ambiente | Museu do Amanhã

SEMEIA 2024 - Semana do Meio Ambiente

quarta, 05 de junho de 2024
domingo, 09 de junho de 2024

Em 2024, SEMEIA, a Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, traz o tema Trilhas da florestania. Em uma floresta, todos os elementos estão conectados, acima e abaixo da terra, nas águas e nos ares. Os seres vivos que fazem parte daquele ecossistema estão sempre e de alguma forma se relacionando entre si e com seu habitat-comunidade. Algumas culturas da humanidade se distanciaram dessa integralidade, mas, na prática, somos parte do ciclo e habitantes desta nossa casa comum, o planeta Terra. Mesmo nas cidades, há e pode haver a experiência da florestania, uma relação afetiva com as manifestações e possibilidades de vida, de natureza, de ecossistema numa perspectiva integral.

"Uma visão de mundo e uma posição diante da existência diferenciada, que coloca a ideia de comunhão no lugar da ideia de disputa e competição", diz Ailton Krenak.

Entre os dias 05 e 09 de junho de 2024, na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente e do Dia Mundial dos Oceanos, a SEMEIA apresenta uma programação extensa e diversa, ocupando todos os espaços do Museu do Amanhã.

A programação de SEMEIA 2024 conta com parceria do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM e do Museu Nacional. E curadoria para a mostra audiovisual da Ecofalante.