Oficina Futuro do Trabalho | Museu do Amanhã

Oficina Futuro do Trabalho

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Início: 
sábado, 17 de março de 2018
Término: 
segunda, 19 de março de 2018
Local:
Laboratório de Atividades do Amanhã
Horário:
seg 10h-19h
sab - dom 10h-19h

Como será o trabalho em 2068? O Museu convida jovens de 14 a 18 anos interessados em explorar os Amanhãs possíveis na área do trabalho em 50 anos usando a metodologia chamada 
Arqueologia do Futuro
. Os selecionados terão a oportunidade de mergulhar na intensa e divertida Oficina Futuro do Trabalho do dia 17 ao dia 19 de março, das 10h às 19h,  no Laboratório de Atividades do Amanhã.

  • Inscreva-se gratuitamente no processo de seleção da oficina aqui.
  • Para participar da oficina é preciso ter disponibilidade para comparecer em todos os dias da atividade.

Nossa exploração terá como objetivo prover insumos para que artistas e designers desenvolvam uma série de artefatos do futuro - "fragmentos arqueológicos" encontrados nos ambientes de trabalho de 2068 - e experiências imersivas para serem exibidas no próprio Museu.

Mas não vamos apenas contemplar novas profissões. Vamos analisar os impactos de futuros de longo prazo no presente e o período de transição entre o trabalho de hoje e o trabalho do futuro. Tudo isso para propor ações e estratégias para endereçar, no presente, as questões levantadas na nossa exploração e influenciar positivamente o Amanhã. 

Neurointegrador. FreelanCEO. Bioesteta. Empata. AposenTeen. Desginer de experiências para a quinta idade. Em 2068, inteligências artificiais e biotecnologias, além de mudanças no tecido sociocultural e nos hábitos de consumo habilitarão atividades - profissões, por ausência de um termo melhor - completamente novas. Algumas dessas atividades serão análogas a algumas que temos hoje - minerador de asteróide, psicólogo de robôs -, mas muitas outras não só não foram inventadas, como sequer foram imaginadas. 

Esse projeto explora os futuros do trabalho a fim de ampliar a discussão para além das narrativas sobre automação extrema e desemprego tecnológico. Vamos entender como mudanças nas relações de produção e consumo, simbiose humano-software, além de novos propósitos de vida e longevidade, permitirão que novas ocupações - e até desocupações voluntárias - moldem novos paradigmas sociais. 

  • Inscreva-se gratuitamente no processo de seleção da oficina aqui.
  • Para participar da oficina é preciso ter disponibilidade para comparecer em todos os dias da atividade.
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.