Horta do Amanhã | Museu do Amanhã

sábado, 18 de setembro de 2021
Museu do Amanhã
sab 15h-16h30

A Oficina Horta do Amanhã é patrocinada pelo Carrefour.

Em consideração ao Dia Nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, e à relevância desse bioma brasileiro, o próximo encontro da nossa oficina Horta do Amanhã traz o tema Cerrado: Patrimônio Natural. O evento acontece dia 18 de setembro, sábado, às 15h, no Museu do Amanhã.

Inscreva-se gratuitamente aqui

Utilizando plantas nativas do bioma, pretendemos propagar o interesse e conhecimento sobre sua relevância, através da demonstração de técnicas relacionadas aos processos e etapas de plantio, desde a coleta de sementes, adubação e preparação do solo, até a transferência de mudas para recipientes permanentes.

PROGRAMAÇÃO

15h: Acolhimento e bate-papo sobre a riqueza da biodiversidade do Cerrado e sua importância para a preservação da fauna e flora do nosso planeta.

15h30: Introdução e discussão relacionadas às plantas pertencentes ao bioma e apresentação das técnicas de coleta de sementes, preparação e cuidado do solo, plantio, colheita e alocação das mudas.

16h: Atividade de plantio das mudas em grandes vasos avulsos, no espaço da Horta do Amanhã.

Reconhecido como a savana mais rica do mundo, o Cerrado abriga cerca de 11 mil espécies de plantas nativas já catalogadas. São quase 140 espécies que correm o risco de extinção.

Esse bioma possui uma grande extensão florestal, além de um extenso número de espécies nativas. Várias dessas espécies são endêmicas, ou seja, não existem em nenhuma outra parte do mundo.

Considerado uma potência ambiental, faz-se necessário tomarmos como nossa responsabilidade protegermos esse patrimônio natural, que, depois da Mata Atlântica, é o bioma brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana.

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis