Programa Amanhã em Pesquisa abre chamada de candidaturas | Museu do Amanhã

Temporada aberta para candidaturas ao Programa Amanhã em Pesquisa

segunda, 20 de maio de 2019
segunda, 20 de maio de 2019

O Museu do Amanhã é, por excelência, um lugar de perguntas. Com base no conhecimento científico, nos perguntamos sobre os amanhãs possíveis que podemos construir juntos, como fruto das escolhas que fazemos hoje, coletiva e individualmente. Somos, também, um lugar sobre o qual muito se pergunta. O Museu do Amanhã tem sido objeto de inúmeras pesquisas e estudos acadêmicos, que se debruçam sobre os mais variados temas. Para atender este público, foi criado o Programa Amanhã em Pesquisa.

A presente chamada visa ampliar as oportunidades para pesquisadores/as de fora do Rio de Janeiro, que precisam levantar os dados e informações presencialmente, poderem desenvolver estudos relacionados ao Museu do Amanhã.

Auxílios oferecidos

O Museu do Amanhã concederá passagens aéreas (ou terrestres, quando for o caso) e auxílio de estadia (com duração máxima de 3 semanas) para pesquisadores/as de fora do Rio de Janeiro que tiverem seus projetos selecionados. O Museu do Amanhã poderá aprovar somente parte do apoio solicitado, em função da disponibilidade de recursos e/ou da avaliação quanto ao tempo necessário para a realização do plano de trabalho. Ofereceremos também, diárias para hospedagem no valor equivalente ao pago por agências de fomento a pesquisa no Brasil.

Quem pode se candidatar?
Pesquisadoras e pesquisadores interessados em desenvolver projetos de pesquisa e estudos acadêmicos relacionados ao Museu do Amanhã e que não residam na cidade do Rio de Janeiro. Ressaltamos que os moradores da cidade podem realizar pesquisas no Museu, sem necessidade de concorrer ao auxílio à pesquisa.

Submissão de candidaturas
Para se candidatar, os/as pesquisadores/as deverão preencher este formulário online, anexando os seguintes documentos:

Link para currículo Lattes atualizado

• Carta de interesse (em formato PDF, com no máximo uma página)
  • Resumo do projeto de pesquisa e o plano de trabalho relativo aos levantamentos/estudos que pretende desenvolver durante sua estada no Museu do Amanhã (em formato PDF, com no máximo 6 páginas)

Critério de avaliação

Na seleção dos projetos, serão considerados os seguintes critérios:

• Experiência de pesquisa do/a pesquisador/a e/ou do/a orientador/a;
  • Consistência do projeto de pesquisa;
  • Conexão clara entre o plano de trabalho a ser realizado no museu e o projeto de pesquisa;
  • Diversidade de temas, de gênero e de distribuição geográfica.

• Data limite para submissão de propostas: 20 de maio
  • Anúncio dos projetos selecionados: meados de junho
  • Pesquisadores/as selecionados/as deverão realizar o plano de trabalho no Museu do Amanhã entre junho e novembro de 2019

Obrigações das/dos pesquisadoras/es selecionados
Ao aceitar o auxílio, o/a pesquisador/a automaticamente concorda em:

• Cumprir o plano de trabalho proposto;
  • Elaborar um relatório (até 5 páginas) sobre o trabalho desenvolvido durante o período do auxílio, a ser entregue em até 30 dias após findo o auxílio;
  • Indicar o apoio do Museu do Amanhã nos produtos derivados da pesquisa;
  • Autorizar, mediante assinatura de autorização escrita, o uso da imagem em material de divulgação e relatórios produzidos pelo Museu do Amanhã.

Observações gerais
A seleção por meio desta chamada não configura, de forma alguma, vínculo empregatício com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão, organização gestora do Museu do Amanhã.