Pandemia e visão de futuro | Museu do Amanhã

Pesquisa "Pandemia e visão de futuro"

O Museu do Amanhã realizou uma pesquisa sobre a percepção do seu público em relação ao futuro a partir da pandemia do novo coronavírus. Mais de mil pessoas de todo o país refletiram sobre a vida das pessoas, da sociedade e do meio ambiente até a próxima década.

Os resultados mostram que, para os entrevistados, a maior esperança é que a pandemia sirva de lição para a construção de um mundo mais justo e o maior medo é que novas pandemias aconteçam.

“A pandemia alterou a rotina e o modo de vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Essa pesquisa mostra que ela trouxe medos e incertezas, mas também esperanças pelo seu caráter pedagógico, capaz de prover importantes lições e aprendizados a partir deste difícil período”, comentou Alfredo Tolmasquim, diretor de Desenvolvimento Científico e Educação do Museu do Amanhã.

A pesquisa foi realizada nos meses de maio e junho de 2020 com o objetivo de analisar a percepção do público do Museu do Amanhã sobre o futuro a partir da pandemia do novo coronavírus, estimulando a reflexão dos participantes sobre temas relacionados à vida das pessoas, da sociedade e do meio ambiente conectados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

De natureza qualitativa e quantitativa, foi composta por 40 perguntas abertas ou fechadas, enviadas ao público do Museu por e-mail e disponíveis para resposta por meio da plataforma digital Typeform. Em função da adesão do público, a margem de erro da pesquisa é de 3%. O estudo foi desenvolvido pela Coordenação de Pesquisa do Museu do Amanhã.