Primavera dos Museus | Museu do Amanhã

Primavera dos Museus

Educativo
Foto de casa colonial em preto em branco por cima da foto colorida da mesma casa
Início: 
sábado, 23 de setembro de 2017
Término: 
sábado, 23 de setembro de 2017
Local:
Museu do Amanhã, MAR, Cais do Valongo, Museu da Cidade
Horário:
sab 9h-18h

A Primavera dos Museus, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), apresenta este ano o tema “Museus e suas memórias”. No Rio de Janeiro, a iniciativa tem como foco a memória da ocupação da cidade e reúne o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHCRJ) em uma programação especial no dia 23 de setembro

Juntas, as instituições propõem caminhadas com percursos que marcam a passagem do tempo na cidade, a partir da identificação de diversas memórias e histórias da construção do Rio, bem como plantios de horta e visitas a exposições para refletir aspectos e organização da cidade, cuidado com a terra e com nós mesmos, sempre inspirados nas matrizes africanas e indígenas presentes no reduto carioca. 

“Integrado com a programação nacional do IBRAM, o Museu do Amanhã, junto a dois outros museus propõe conexão interna e reflexão sobre os aspectos coloniais e descolonização que compõem a nossa história”, destaca a gerente de Educação do Museu do Amanhã, Melina Almada.

Confira abaixo a programação completa:

23 de setembro
9h - 17h | Cais do Valongo + Museu do Amanhã + MAR 

Caminhada por 1000 anos
Realização de caminhadas com percursos entre museus municipais como forma de experimentar a passagem do tempo, identificar diversas memórias e histórias da construção da cidade do Rio de Janeiro.

  • Das 9h às 12h, o percurso inclui Cais do Valongo – referente à matriz africana - até o Museu do Amanhã (Inscreva-se ao final dessa página)
  • Das 14h às 17h, será abordada a matriz indígena a partir da visita às hortas do Museu do Amanhã e MAR (Inscreva-se ao final dessa página)  


13h – 18h | Museu do Amanhã + MAR

Estação Natureza + Horta do Amanhã
Oficina de horta em contexto urbano e sementes crioulas típicas de culturas indígenas e africanas. A proposta é a integração da obra Estação Natureza, da exposição Dja Guata Porã, em cartaz no MAR e a Horta do Amanhã, instalada na lateral do Museu do Amanhã (Inscreva-se aqui)   

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.