Amanhãs Aqui e Agora | Novas formas de coabitar o mundo | Museu do Amanhã

sexta, 14 de maio de 2021
Canal do Museu do Amanhã no YouTube
sex 17h-18h30

No próximo encontro do Amanhãs Aqui e Agora, que acontece dia 14 de maio, sexta-feira, às 17h, no nosso YouTube, vamos apresentar nossa nova comissão curatorial. Luana Génot, Alexandre Fernandes e Sérgio Besserman conversam sobre novas formas de coabitar o mundo. Com mediação da jornalista Aline Midlej.

2021 aponta para um novo momento da Humanidade no planeta. Com a pandemia, percebemos como nossas decisões impactam a biodiversidade e geram consequências que nos afetam profundamente. Vivemos em um mundo complexo, com desafios colossais. Ao mesmo tempo, temos maior conectividade e engajamento em causas locais e globais, especialmente entre os jovens. O acirramento das desigualdades sociais num cenário de retração econômica demanda criatividade e inovações para incrementar o acesso à educação, saúde e cultura, base para uma vida boa de ser vivida.

Iniciando a implementação de ações para a Agenda 2030, esse ano também representa duas Décadas da ONU dedicadas à regeneração dos biomas terrestres e marinhos. A emergência climática ganha destaque com as COPs (Conferências das Partes) do Clima e da Biodiversidade, com evidências e previsões da transformação do planeta e aumento da pressão sobre a Biodiversidade.

As cidades, dependentes dos recursos naturais, são centros de discussão para ações que tragam saúde e bem estar para seus habitantes, devendo intensificar formas sustentáveis de mobilidade para diminuir o impacto ambiental da crescente população urbana. O aumento no desmatamento da Amazônia choca o mundo, cada vez mais consciente de sua responsabilidade com o planeta e com as populações naturais e humanas.

Coabitar o mundo de novas formas é o que o Museu do Amanhã irá buscar ao longo deste ano. Para iniciar o debate sobre esse tema, convidamos nossa nova curadoria para debater esses possíveis cenários e apontar caminhos para um futuro estruturado em quatro pilares essenciais: sustentabilidade, convivência, inovação e conhecimento.

Os membros da nossa primeira comissão curatorial são:

• Alexandre Fernandes, fundador da Museum of Tomorrow International Foundation e curador de Inovação do Museu do Amanhã
  • Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e curadora de Convivência do Museu do Amanhã
  • Sérgio Besserman Vianna, Professor do Departamento de Economia da PUC-Rio e curador de Sustentabilidade do Museu do Amanhã

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos