Amanhãs Aqui e Agora | Museu do Amanhã

Amanhãs Aqui e Agora

Destaques

As atividades do Museu do Amanhã sempre são focadas em projeções, baseadas na atualidade, acerca de caminhos possíveis para o amanhã. Ou seja, todas as atividades do museu são voltadas para explorar possibilidades de futuro. Em particular, neste momento de pandemia, que é um prelúdio das vastas transformações que a civilização terá à sua frente no Antropoceno, passamos a abordar as temáticas escolhidas para este ano sob o prisma desse momento singular: o Coronaceno - o tempo da pandemia.

Neste contexto, surgiu o programa Amanhãs Aqui e Agora. Trata-se de uma série de debates e entrevistas promovidos no YouTube do Museu com a presença de cientistas, psicanalistas, economistas, ambientalistas, artistas e especialistas em diversas áreas. Os encontros acontecem, desde março, todas as sextas-feiras, às 17h.


Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative o sino de notificação para não perder os próximos encontros do Amanhãs Aqui e Agora!
 

“O programa visa a aplicar esse prisma do Coronaceno -- da época de pandemia pelo novo coronavírus -- às temáticas sobre o meio ambiente, à sociedade, ao conhecimento e à inovação, que são as diretrizes permanentes para os temas que o Museu explora. O Amanhãs Aqui e Agora é a plataforma para sondarmos -- e também sonharmos -- os amanhãs que estão por vir. E nos propomos a fazer isso convidando pensadores, pesquisadores e artistas para refletir e problematizar, a partir dos seus campos de atuação, os cenários possíveis que podem ser gerados a partir de nossas escolhas hoje. O Aqui e Agora desaguando em um delta de Amanhãs”, explica o curador Luiz Alberto Oliveira.

Confira abaixo a íntegra de todas as edições:
 

  • 07/08 - Participação feminina no combate à pandemia
    Além de representar 70% dos profissionais da saúde, sendo a principal linha de frente no combate à Covid-19, as mulheres exercem outros importantes papéis na pandemia. Para conversar sobre a importância das mulheres em momentos de crise, convidamos a filósofa Sueli Carneiro e a pesquisadora em segurança pública Eliana Sousa Silva. 
     
  • 02/08 - Zonas críticas e novas relações entre humanos e a natureza
    Edição especial do Amanhãs Aqui e Agora com o filósofo e antropólogo francês Bruno Latour. Uma conversa sobre a necessidade de uma nova relação entre as pessoas e o mundo natural, a fim de diminuir os efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas e, em última instância, em nós mesmos.
     
  • 31/07 - Narrativas para a conservação ambiental
    Sônia Bridi, escritora e jornalista especialista em coberturas sobre questões ambientais falou sobre a importância da divulgação de narrativas sobre as pessoas que lutam pela preservação dos recursos naturais. 
     
  • 24/07Narrativas periféricas no afronte às violências raciais
    A filósofa, professora e mulherista africana Katiúscia Ribeiro, e a educadora, historiadora e gestora cultural Pamela Carvalho conversaram sobre cultura negra e comunidades periféricas em sua potência para que a sociedade repense e ressignifique narrativas e identidades culturais. 
     
  • 17/07Expressões da arte durante isolamento social
    Paulo Pederneiras, diretor geral e artístico do Grupo Corpo, e Simone Mazzer, cantora e atriz, falaram sobre a arte do improviso e o papel que a cultura ocupa como campo fundamental de apoio às pessoas durante a quarentena.
     
  • 10/07 - Acelerações tecnológicas durante e após a pandemia
    Silvio Meira, professor emérito da UFPE, professor extraordinário da Cesar School e cientista-chefe da TDS Company, falou sobre acelerações tecnológicas na crise do coronavírus e seus potenciais desdobramentos à sociedade.
     
  • 03/07 - Oportunidades para massificar a energia renovável
    A engenheira Suzana Kahn, da COPPE/UFRJ, e o economista Ronaldo Seroa da Motta, da UERJ, conversaram sobre a aceleração da competitividade para a consolidação de uma matriz energética renovável no Brasil e no mundo pós-pandemia.
     
  • 26/06 - Diversidade e Orgulho LGBTQI+, com Majur e Almir França
    Em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQI+, a cantora Majur e o estilista Almir França falaram sobre os avanços e os desafios desta comunidade no país. Tivemos ainda uma breve participação na live da diva transformista Lorna Washington, que, logo após a conversa no nosso canal do YouTube, fez uma performance no nosso perfil do Instagram.
     
  • 19/06 - Pensamentos e Articulações para uma Nova Relação com o Planeta, com Gilberto Gil 
    Uma conversa muito especial com Gilberto Gil. Demos um mergulho no pensamento filosófico desse grande artista nesse período de isolamento social. Esta edição foi gravada dias antes e transmitida na sexta-feira.
     
  • 12/06 - Amor, Relacionamentos e Amizades - Hoje e Amanhã
    A antropóloga e colunista da Folha de S.Paulo Mirian Goldenberg falou sobre a manutenção de relacionamentos (românticos, familiares ou de amizade) em tempos de isolamento social.
     
  • 05/06 - Papo Musical com Lenine 
    No segundo dia de programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, tivemos um bate-papo muito especial com nosso curador Luiz Alberto Oliveira e o cantor Lenine, que tocou os clássicos de sua carreira intercalando músicas e conversas sobre o meio ambiente.
     
  • 04/06 - Hora da Natureza: Reflexões sobre o Amanhã 
    Foram dois dias de reflexão sobre nossa relação com a natureza em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. No primeiro dia, 04/06, tivemos um bate-papo com Sebastião Salgado e Rosyska Darcy, com moderação de Fábio Scarano.
     
  • 29/05 - Saúde Mental e Desigualdades na Pandemia 
    O psicanalista Benilton Bezerra falou sobre os desafios de manter o bem-estar mental em situações que afetam radicalmente a vida de todos.
     
  • 22/05 - O Amanhã em Conexão - Diversidade e jovens ativismos 
    Camilla Alves, Nina da Hora e Juliana Janot participaram da nova edição do Geografias do Acesso pautando possíveis caminhos que possam provocar encontros e reconhecer a diversidade humana.
     
  • 15/05 - Desafios da Pesquisa Científica na Pandemia 
    Uma conversa com o pesquisador Stevens Rehen, que desenvolveu uma das principais pesquisas científicas sobre o zika vírus (demonstrando a relação entre a infecção e a microcefalia em humanos), sobre os desafios da pesquisa científica na pandemia.
     
  • 08/05 - Ciência: mapeamentos necessários, com Jaqueline Goes 
    A cientista Jaqueline Goes, líder da equipe que realizou o sequenciamento do coronavírus em tempo recorde de 48h, falou sobre as desigualdades de gênero e raça no campo científico.
     
  • 30/04 - Coronavírus e Territórios Socialmente Invisibilizados
    No Brasil, hoje, aproximadamente 13 milhões de pessoas vivem em favelas, segundo os dados mais recentes do IBGE, em meio às mais diversas vulnerabilidades e falta de acesso a condições básicas de saúde. Nossa educadora Herica Lima, historiadora, advogada e moradora do Morro do Livramento, falou sobre a realidade em meio à crise da pandemia de quem vive em comunidades que, em muitos casos, não recebem nem mesmo água potável.
     
  • 24/04 - Como será o desenvolvimento sustentável pós-coronavírus?
    O professor Ricardo Abramovay falou sobre os riscos que ameaçam a existência humana, transformações na economia, meio ambiente e sociedade.
     
  • 17/04 - Colaboração Urgente - Modelos de inovação em rede para o futuro
    O professor Jorge Lopes trouxe um panorama sobre inovações em rede para o futuro falando sobre as tecnologias que já temos no mercado de inovação e quais dessas serão essenciais nos próximos anos.
     
  • 09/04 - O que muda no amanhã com a pandemia?
    Se nada será como antes, como poderemos viver com menos sofrimento, usando a ciência para lidar com os impactos provocados por habitantes bilenares da Terra como os vírus? O economista e ecologista Sérgio Besserman falou sobre os rearranjos trazidos pela pandemia de Covid-19.
     
  • 03/04 - O Lado B da Crise - Emergência de Inovação
    A curadora de inovação do Museu do Amanhã, Marcela Sabino, falou sobre o lado B da crise causada pela pandemia de Covid-19. Ela mostrou algumas ideias criativas que já eram usadas para prototipar o Amanhã, como as dicas de astronautas para enfrentar o confinamento e o projeto de máscaras protetoras impressas em 3D.
     
  • 20/03 - Antropoceno é Pandemia
    Estreamos o programa Amanhãs Aqui e Agora com uma conversa com nosso curador Luiz Alberto Oliveira, que fez uma análise do novo cenário e relacionou o Antropoceno com a Pandemia.
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.