Evidências das Culturas Negras: Trabalho
No dia 13 de maio de 2018, a abolição do sistema escravista completa 130 anos. Em celebração ao aniversário do fim do sistema escravista no Brasil, no dia 23 de maio, o Programa Evidências das Culturas Negras trará como tema principal o Trabalho e seus desdobramentos. O evento acontece no Observatório do Amanhã, aqui no Museu do Amanhã, das 18h às 20h, e conta com o apoio do British Council.
- Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página
- A inscrição garante a sua participação no evento. Para visitar nossas exposições, compre aqui seu ingresso para o Museu do Amanhã.
Esse encontro trará a possibilidade de refletirmos para além das práticas econômicas, mas, na verdade, sobre o impacto dessas na vida da população negra ou não-branca no país. Até hoje as relações estabelecidas com o mundo e os sistemas de trabalho costuram as relações sociais, culturais e econômicas.
Em 2017, o programa Vivências do Tempo - Matriz Africana, constituiu a Comissão da Matriz Africana do Museu do Amanhã, composto por moradores da região portuária, instituições que debatem essa temática e especialistas, para desenhar e realizar atividades e debates sobre as matrizes e motrizes africanas para as culturas brasileiras. Em novembro, realizamos outro encontro onde debatemos a situação das negras, negros e de suas descendências e as evidências de sua permanência no cenário brasileiro.
Para 2018, planejamos quatro encontros com o mesmo propósito: evidenciar a relevância das culturas negras que aqui se adaptaram, se transformaram e transformam o modo de ser e de estar da nossa sociedade. Entre maio e novembro - mês da Consciência Negra - poderemos refletir sobre retrospectivas, conjunturas e as possíveis perspectivas. Os encontros, bimestrais, estão planejados para maio, agosto, setembro e novembro.
PALESTRANTES
- Flávia Oliveira: Jornalista, Comentarista de Economia do Estúdio i, do canal GloboNews. membro do Conselho Consultivo Anistia Internacional Brasil e membro da Comissão da Matriz Africana - Museu do Amanhã.
- Mércia Consolação Silva: Socióloga, Mestra em Ciência Política pela USP. É diretora executiva do InPACTO Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.
- Luís Araújo: Arquiteto e urbanista, mestrando em história pela PUC-Rio estuda as relações entre escravização e arquitetura, e membro da Comissão da Matriz Africana - Museu do Amanhã.