Inspira Ciência Online | Museu do Amanhã

Inspira Ciência Online

Destaques
Início: 
sábado, 10 de outubro de 2020
Término: 
sábado, 07 de novembro de 2020
Local:
Sala Virtual
Horário:
sab 9h-12h

Como transformar uma simples aula em uma experiência vibrante de educação? O Inspira Ciência é o programa de formação certo para professores que estão buscando respostas à essa pergunta. 

Realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council com o patrocínio da IBM, este ano o Inspira Ciência terá uma edição on-line em que irá selecionar cem professores da educação básica de todo o Brasil para explorar temas fundamentais em Astronomia, Geologia, Paleontologia, Biologia e Ecologia, além de experimentar abordagens de ensino por investigação.

- Inscrições gratuitas até 30 de setembro 
- Vagas limitadas
- Haverá emissão de certificados

INSCREVA-SE

O Inspira Ciência oferece um ciclo de cinco encontros aos sábados nos dias 10, 17, 24 e 31 de outubro e no dia 7 de novembro, sempre de 9h às 12h. Combinando teoria e prática, os encontros abordarão desde a origem do Universo, o Sistema Solar e a Terra, passando pela origem da vida, a evolução e a biodiversidade, até a expansão da espécie humana sobre o planeta e o Antropoceno. Junto a isso, diálogos, trocas de experiências e referências sobre o ensino por investigação e a produção de planos de aula com o apoio dos dois livros do Inspira Ciência e da publicação Meninas na escola, mulheres na ciência.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A seleção dos participantes do Inspira Ciência observará critérios que visam garantir a abrangência do programa e a representatividade de profissionais de educação de ensino público e particular, bem como de gênero e etnias. Em função da grande demanda, professores que se candidatarem nessa edição e que já tenham se candidatado nas outras sem sucesso terão prioridade assegurando os critérios que garantam a diversidade do programa. Ao todo, são 100 vagas oferecidas para essa edição on-line.

INSCREVA-SE

PROGRAMAÇÃO 

10 de outubro | A ciência em questão

. Boas vindas

. A ciência na perspectiva do Amanhã
  Luiz Alberto Oliveira

Com doutorado em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Luiz Alberto Oliveira é curador geral do Museu do Amanhã.

. O ensino por investigação
  Claudia Vargas

Com doutorado em Ciências na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Claudia Vargas é professora do Colégio Pedro II e vencedora do Prêmio Shell de Educação Científica.

. Perguntas & Respostas


17 de outubro | Universo e Sistema Solar

. O que sabemos sobre o Universo?
  Alexandre Cherman

Com doutorado em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Alexandre Cherman é astrônomo, trabalhou na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, e cientista de dados na NudgeRio - unidade de Ciência Comportamental Aplicada da Prefeitura do Rio. 

. Perguntas & Respostas

. Para pôr em prática: Um Sistema Solar para chamar de seu | A química do Universo  


24 de outubro | Terra

. A Terra: da origem ao Antropoceno
  Hermínio Ismael

Com doutorado em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Hermínio Ismael é paleontólogo e professor adjunto do Departamento de Estratigrafia e Paleontologia da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

. Perguntas & Respostas

. Para pôr em prática: A Terra na palma das mãos | Investigando a evolução


31 de outubro | Biosfera

. A origem da vida e a evolução
  Claudia Russo

Com doutorado em Ciências Biológicas (Genética) na Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo período sanduíche na Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, Claudia Russo é professora titular da UFRJ. 

. Perguntas & Respostas

. Para pôr em prática: Faça você mesmo o seu microscópio | Descobrindo o azul do verde e amarelo


7 de novembro | Humanidade e cultura

. Volta ao lar: breve história da relação ser humano-natureza
  Fabio Scarano

Com doutorado em Ecologia pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, Fabio Scarano é engenheiro florestal professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Linnean Society of London.
 
. Perguntas & Respostas

. Para pôr em prática: Meninas na escola, mulheres na ciência

. Encerramento

 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.