Vivências do Tempo - Matrizes Africanas | Museu do Amanhã

Vivências do Tempo - Matrizes Africanas

Destaques
Início: 
sexta, 29 de julho de 2022
Término: 
domingo, 31 de julho de 2022
Local:
Museu do Amanhã
Horário:
sex 13h-18h
sab 10h-18h30
dom 10h-18h

Em celabração aos 5 anos da obtenção do título de Patrimônio da Humanidade dado pela Unesco ao Cais do Valongo, o Museu do Amanhã apresenta mais uma edição do evento Vivências do Tempo - Matrizes Africanas, que acontece de 29 a 31 de julho, no Museu do Amanhã.

Confira a programação e inscreva-se!

No ano de 2017, o Museu do Amanhã foi ocupado por uma intensa programação dedicada a tornar visíveis as matrizes africanas que compõem a trama complexa e extensa da nossa sociedade. Como grande elemento central de toda essa ativação estava o Cais do Valongo, então candidato a título de Patrimônio da Humanidade. Este ano temos o prazer de nos reunirmos em uma nova edição do evento Vivências do Tempo - Matrizes Africanas, porém agora vamos comemorar os 5 anos da obtenção do título de patrimônio.

Para a elaboração da programação deste ano temos a parceria da Feira Literária de São Gonçalo (Flisgo), que assina a curadoria dos painéis e ativações educativas oferecidas no evento. Dividido em 3 eixos temáticos (Presenças Negras / Vozes e Subjetividades / Memória e Ancestralidade), o evento busca refletir como é possível contar histórias conhecidas e inventar novas narrativas a partir dos corpos e vozes de pessoas negras. Para que seja possível encontrar um caminho de construção coletivo e plural, serão realizados painéis de debate, oficinas educativas e intervenções artísticas e culturais voltadas para a integração entre especialistas, pensadores, organizações da sociedade civil e agentes de transformação de várias áreas para dialogar com o público em suas mais diversas linguagens.

Como forma de garantir o protagonismo e a celebração da nossa matriz africana, a programação do evento inclui o Prêmio Letras Pretas e o evento de instituição da Academia Brasileira de Letras Pretas, ambas iniciativas organizadas pela Flisgo e que encontram no Museu do Amanhã o solo fértil para que a semente de um novo futuro seja plantada.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA, 29.JUL | PRESENÇAS NEGRAS
______________________________________

A força da presença das pessoas negras nos espaços tem o poder de mudar realidades. Mesmo enfrentando as duras realidades provocadas pelo racismo estrutural que organiza nossa sociedade, a existência de pessoas e narrativas negras tem gerado transformações significativas na forma como experienciamos o mundo. Porém, isso só é possível através da visibilidade, do protagonismo e do exercício da vida em sua plenitude. É preciso encontrar cada vez mais formas de garantir que pessoas negras possam se representar e se ver representadas, para que possamos construir um Amanhã antirracista.
______________________________________

13h - 14h - Oficina: Escrita Afetiva | INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Com Tatiane Oliveira
Local: Observatório do Amanhã (Museu do Amanhã)

14h - 16h - Painel: Evidências das Culturas Negras: Educação Pluriversal e a importância das presenças negras para o letramento racial | Inscreva-se gratuitamente
Com Aza Njeri, Ellen Ferreira, Miriam Alves e Renato Nogueira | Mediação: Kelly Vilela
Local: Auditório do Museu do Amanhã

16h30 - 18h - Cortejo com Filhos de Gandhi e Uma Só Voz - Instalação Placa Baobá | Sem necessidade de inscrição prévia
Com Afoxé Filhos de Gandhi
Local: Átrio e área externa do Museu do Amanhã

 

SÁBADO, 30.JUL | VOZES E SUBJETIVIDADES
______________________________________

Precisamos pensar formas novas de contar nossas histórias. Encontrar novos pontos de partida e colocar em questão quais são os supostos pontos de chegada. A partir das vozes negras podemos encontrar modos distintos de ver e perceber o mundo, criando sentidos diferentes para coisas conhecidas ou até mesmo descobrindo novos universos ainda não imaginados. É preciso permitir que os corpos se expressem livremente, percorram as ruas, as encruzilhadas, os terreiros, os mares e os morros, grafando com os seus próprios sinais a realidade que nos cerca. A partir de então, olhar a cidade, e tudo que nos cerca, já não será mais a mesma coisa. As vozes, e os corpos que as portam, precisam ser cuidadosamente ouvidos, para que possam ser devidamente valorizados.
______________________________________

10h - 11h30 - Contação de Histórias | INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Com Anderson Barreto
Local: Área externa do Museu do Amanhã

14h - 15h30 - Painel: O Cais do Valongo e a Pequena África: Mulheres negras com a palavra | Inscreva-se gratuitamente
Com Eliana Alves Cruz - Helena Teodoro - Gracy Mary Moreira | Mediação: Agata Pauer
Local: Auditório

15h - 16h15 - Circuito de Herança Africana | INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Com Instituto Pretos Novos + Equipe de Educação
Local: Área Externa

16h - 17h30 - Juventude, corpos e expressividades | Inscreva-se gratuitamente
Com Rodrigo França, Ellen Costa e Carolina Rocha | Mediação: Thiago Mathias
Local: Auditório

17h30 - 18h30 - Roda de Slam | Sem necessidade de inscrição prévia
Com Slam das Minas
Local: Átrio

DOMINGO, 31.JUL | MEMÓRIAS E ANCESTRALIDADES
______________________________________

Pedir a benção aos mais velhos e celebrar os que ainda estão por vir. Esta é a base do pensamento sobre ancestralidade e memória das matrizes africanas. Nada pode ser pensado sobre o futuro que não passe pela semeadura deixada por quem trabalhou a terra antes de nós, ao passo que a ávore que brota no hoje já estava contida na semente do ontem. Precisamos constantemente celebrar esse movimento cíclico que une o antes com o depois, materializados no tempo do agora. Portanto, um encerramento é também uma abertura, desejando que nada se perca no tempo linear que insiste em invisibilisar nossas conquistas, aplainar nossos desejos e esticar a grande espiral que é a nossa existência nesse mundo que é ancestral.
______________________________________

10h - 12h - Oficina: Semeando Emoções | Inscreva-se gratuitamente
Com Agudás
Local: Observatório do Amanhã (Museu do Amanhã)

14h - 15h15 - Trilhar os Amanhãs: Vivências do Tempo | Sem necessidade de inscrição prévia | Atividade sujeita à lotação
Com Equipe de Educação do Museu do Amanhã
Local: Exposição Principal do Museu do Amanhã

14h - 16h - Prêmio Letras Pretas de Literatura e Escrita 
Local: Auditório do Museu do Amanhã

16h - 18h - Lançamento da Academia Brasileira de Letras Pretas 
Local: Auditório do Museu do Amanhã


A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
 

 ​

 ​

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.