Da Floresta à Baía, Água é Vida | Museu do Amanhã

Programação de férias: Da Floresta à Baía, Água é Vida

terça-feira, 04 de janeiro de 2022
sábado, 29 de janeiro de 2022

ATENÇÃO: Devido à alta de casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro, todas as atividades de férias presenciais foram suspensas. Em breve informaremos novas datas de realização. As atividades on-line ocorrerão normalmente.

Em sintonia com a exposição Fruturos - Tempos amazônicos (em cartaz até 12 de junho no Museu do Amanhã) e com o Dia da Baía de Guanabara (18/01), preparamos uma programação de férias especial com atividades centradas em promover e aprofundar o diálogo entre a Floresta Amazônica e a Baía de Guanabara. De visita mediada a atividades para colocar a mão na terra, nossa programação está recheada de atividades para toda família.

Confira a programação completa:

VISITAS MEDIADAS PRESENCIAIS E ON-LINE

De terça a sábado, às 11h

Visitas mediadas presenciais na nossa exposição de longa duração ou na mostra Fruturos - Tempos amazônicos sem necessidadade de agendamento prévio. É necessário apenas se inscrever na atividade até 30 minutos antes na própria bilheteria do Museu do Amanhã.

Terças e quintas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h

Visitas presenciais em grupo de, no máximo, 30 pessoas que devem ser agendadas previamente. Em janeiro, os grupos agendados poderão escolher entre visitar a exposição de longa duração ou a nova exposição Fruturos - Tempos amazônicos.

Toda sexta-feira e todo sábado, das 9h às 10h30

Horário extra de visita para pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Necessário realizar inscrição prévia. Solicitamos que chegue com 15 minutos de antecedência.

TELEVISITA: FRUTUROS - EDIÇÃO ESPECIAL

Sexta-feira, 28 de janeiro, às 11h
Ao vivo no TikTok do Museu do Amanhã

Em janeiro, teremos uma edição especial da nossa televisita que irá percorrer nossa exposição temporária Fruturos - Tempos amazônicos, com nossos educadores, ao vivo, no canal do TikTok do Museu.

OFICINA DE VITÓRIA RÉGIA

Todo sábado de janeiro, às 11h
No Museu do Amanhã

Ministrada por Marcelo Asth, artista e professor de artes cênicas do Centro Universitário Celso Lisboa, a oficina performática consiste no desenvolvimento, passo a passo, da técnica de dobradura para a confecção de vitórias-régias de papel. Ao final da atividade, as flores serão colocadas nos espelhos d’água do Museu do Amanhã.

CLUBE DA HORTA: RETOMADA TERRA INDÍGENA

Sábado, 15 de janeiro, às 15h
Em sala virtual

No próximo encontro do Clube da Horta, uma atividade da Horta do Amanhã, Niara do Sol e Dauá Puri lideram um estudo sobre as espécies que brotaram aqui na nossa Horta do Amanhã e que foram plantadas no encontro da oficina que aconteceu em outubro de 2021.

AMANHÃ DE HISTÓRIAS - UM PLANETA ÁGUA CHAMADO TERRA

Terça-feira, 18 de janeiro, às 10h30
No Museu do Amanhã

No Dia da Baía de Guanabara, 18 de janeiro, terça-feira, a equipe de educação do Museu do Amanhã, em alusão à data, traz uma discussão sobre a origem da água e de sua importância para a vida no planeta a partir de uma contação de histórias baseada na obra "Livros das Águas: Índios do Xingu", da editora Instituto Socioambiental.

AMANHÃ DE HISTÓRIAS: CONEXÃO GUANABARA-AMAZÔNIA

Sábado, 22 de janeiro, às 15h30
No Museu do Amanhã

Em referência ao Dia da Baía de Guanabara (18/01), no dia 22 de janeiro, sábado, o líder indígena Carlos Tukano compartilhará conosco o mito da Cobra Canoa, conectando a Guanabara com a Amazônia. Abordaremos a narrativa mitológica dos povos originários do Rio Negro como plataforma de divulgação e transmissão oral de conhecimento sobre a concepção da vida.

HORTA DO AMANHÃ: DAS VÁRZEAS PARA O MUNDO

Sábado, 29 de janeiro, às 14h
No Museu do Amanhã

Em sintonia com a nossa nova exposição Fruturos - Tempos Amazônicos, o Programa de Educação do Museu do Amanhã propõe uma atividade na Horta do Amanhã a partir do conhecimento da Samaúma, árvore rainha da Amazônia que guarda e distribui água para outras espécies pela capacidade de retirar o líquido das profundezas do solo.