Programação de férias | Museu do Amanhã

Programação de férias do Museu do Amanhã

Destaques
Início: 
sexta, 09 de julho de 2021
Término: 
sábado, 07 de agosto de 2021
Local:
Museu do Amanhã e Sala Virtual
Horário:
sex 10h30-12h
sab 9h-18h

O Museu do Amanhã convida você para uma programação diferente com foco em ciência, cultura, inovação e convivência: uma série de atividades de férias para reforçar que o Museu tá na praça, tá nas redes, tá na rua! E a gente se encontra lá!

Ao longo deste mês de férias, teremos uma visita a pé para [re]conhecer as histórias da Região Portuária/Pequena África, prática de Yoga, cross training e funcional no Museu, práticas de plantio na Horta do Amanhã, uma conversa sobre cidades imaginadas em um Clube de Leitura on-line, e até uma visita à exposição principal sem precisar sair de casa. Confira todos os detalhes e participe com a gente!

Nossas atividades contam com acessibilidade em libras e outros recursos acessíveis.

Confira a lista completa!

PROGRAMAÇÃO

Escolha suas preferidas e participe!

 

Toda sexta-feira de julho
10h30

Televisitas: visita mediada virtual para grupos agendados | Sala virtual

Classificação indicativa: a partir de 10 anos

Nesta atividade, os educadores percorrem toda a exposição principal do Museu do Amanhã, ao vivo, de modo a passar por todas as suas cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Um dos objetivos é instigar os participantes a refletir a sobre os cinco grandes questionamentos que atravessam toda a narrativa curatorial: "De onde viemos?", "Quem somos?", "Onde estamos?", "Para onde vamos?" e "Como queremos ir?". A mediação fomenta processos de escuta, troca e vivência, ainda que remota, das experiências idealizadas pelo Museu do Amanhã ao seu público.

 

Todos os sábados
16h30

Yoga no Museu | Museu do Amanhã (saiba como se inscrever gratuitamente)

Classificação indicativa: Livre

Práticas de yoga ministradas pela professora Gunatiita e oferecidas pelo Programa de Amigos do Amanhã - NOZ, em parceria com o Instituto MUDE e Unimed.

 

17/07, sábado
9h

Funcional Adaptado | Museu do Amanhã (baixe o app Mude Fit e inscreva-se gratuitamente - Android / iOS)

Classificação indicativa: Livre

O circuito funcional adaptado foi criado com o objetivo de incluir as pessoas com deficiência em treinos funcionais onde alegria e atividade são presenças confirmadas. Uma aula ajustada para todas as pessoas se exercitarem, com séries de mobilidade, força, agilidade e velocidade. Ative seu bem-estar físico e mental! Com a professora Larissa Barranco. As inscrições serão iniciadas no dia 16/07, às 9h, pelo aplicativo Mude Fit.

 

17/07, sábado
15h

Horta do Amanhã: Clube da Horta - Ambiente de cultivo | Sala Virtual (inscrições encerradas)

Classificação indicativa: Livre

A Horta do Amanhã, patrocinada pelo Carrefour, apresenta uma nova programação em 2021: o Clube da Horta, uma série de encontros formadores mensais baseada no conhecimento e produção de hortas em casa, diversidade de espécies de fácil manuseio, PANCs (plantas alimentícias não-convencionais), entre outros assuntos relacionados. Este encontro propõe a conversa sobre ambiente de cultivo.

 

17/07, sábado

15h30

Visita mediada pela Região Portuária e Pequena África | Proximidades do Museu do Amanhã (inscrições encerradas)

Classificação indicativa: a partir de 10 anos

A visita mediada pelas ruas da Região Portuária e da Pequena África terá mediação de nossos educadores, e o Museu será ponto de partida e chegada. Vamos compartilhar um pouco das histórias e memórias presentes nesse território de modo a nos atentar às nossas ancestralidades, ao que vivemos hoje e ao que está por vir. A atividade tem duração estimada de uma hora e meia. Os interessados deverão se inscrever previamente no site do Museu e deverão chegar no dia da atividade com uma antecedência mínima de 20 minutos, cumprindo as normas de segurança e protocolo de visitação mesmo em ambiente externo. Recomenda-se ainda que os participantes tragam uma máscara reserva, caso haja necessidade de troca.

 

24/07, sábado
10h

Clube de Leitura | Sala virtual (inscreva-se gratuitamente)

Classificação indicativa: a partir de 12 anos

No mês de julho, vamos conversar sobre o livro Cidades invisíveis, de Ítalo Calvino. "Se meu livro Cidades invisíveis continua sendo para mim aquele em que penso haver dito mais coisas, será talvez porque tenha conseguido concentrar em um único símbolo todas as minhas reflexões, experiências e conjeturas". Assim se refere o próprio Italo Calvino – um dos escritores mais importantes e instigantes da segunda metade do século XX – a esse livro surpreendente, em que a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana. Prêmio Jabuti 1993 de Melhor Produção Editorial de Obra em Coleção.

 

24/07, sábado
15h

Rolê Sapiência: Sobrecarga da Terra | Sala virtual (inscreva-se gratuitamente)

Classificação indicativa: de 12 a 15 anos

Voltado para o público infanto-juvenil, o Rolê Sapiência, em sua terceira edição, apresenta: "O dia da sobrecarga da Terra", a fim de reconhecer as escolhas e atitudes – individuais e coletivas – que contribuíram para a configuração deste cenário e debater ações possíveis. Para tanto, teremos como ferramenta de mediação um jogo com descobertas de palavras e conceitos relacionados, capazes de promover a troca de informação e conhecimento entre os participantes da atividade.

 

31/07, sábado
15h

Horta do Amanhã: Arquitetura verde | Museu do Amanhã (inscreva-se gratuitamente)

Classificação indicativa: Livre

Em evidência ao 27º Congresso Mundial de Arquitetura, o Museu do Amanhã propõe discutir e relacionar os conceitos de “figital” e urban jungle, seus limites e impactos na vida prática de quem vive no contexto urbano com objetivo de fomentar novas experiências relacionadas à construção do espaço da vida social. A atividade contará com uma primeira parte teórica, que será seguida da atividade prática com algumas ideias inspiradas na “urban jungle”.

 

07/08, sábado
9h

Cross Training | Museu do Amanhã (baixe o app Mude Fit e inscreva-se gratuitamente - Android / iOS)

Classificação indicativa: Livre

Numa mistura de treinos, o cross training utiliza-se de vários exercícios provindos principalmente do levantamento de peso olímpico ou básico, ginástica olímpica e atletismo, sendo um treino dinâmico, variado e de intensidades elevadas. Se quer ganhar resistência, força e potência, aqui é o lugar! Com a professora Marcela Gorgulho e o professor João Marques.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.