Semana do Meio Ambiente | Museu do Amanhã

Semana do Meio Ambiente

Destaques
Início: 
sábado, 04 de junho de 2022
Término: 
sábado, 11 de junho de 2022

Em sintonia com o Dia do Meio Ambiente, entre os dias 4 e 11 de junho um futuro mais sustentável estará em debate no Museu do Amanhã com grandes lideranças negras e indígenas e muita arte e cultura.

A semana contará com uma programação voltada para proporcionar a troca entre especialistas, comunidades e sociedade civil sobre a construção de um futuro no qual o ser humano e a natureza são vistos como peças interligadas entre si. Confira a programação!

FEIRA FRUTUROS

Data: 4 e 5 de junho
Horário: 10h às 18h
Local: Em frente ao Museu do Amanhã, Praça Mauá

Venha conferir os alimentos, artesanatos e roupas sustentáveis ofertados na feira ao som da música dos Afroribeirinhos e artistas amazônidas!

Esta atividade, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio Bayer, faz parte da programação da exposição temporária do Museu do Amanhã, Fruturos - Tempos Amazônicos, que reflete a grandeza, a biodiversidade, a cultura e o conhecimento presentes na maior floresta tropical do mundo. Saiba mais!

MOSTRA RESIDÊNCIA CIDADE FLORESTA

Data: 4 a 11 de junho
Horário: 10h às 18h (última entrada às 17h)
Local: Espaço expositivo do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA)

Vamos conhecer os processos de criação dos participantes da Residência Cidade Floresta, projeto em parceria com o Goethe Institut no Rio de Janeiro, Swissnex no Brasil e Pro Helvetia América do Sul e que busca repensar nossos modos de construir, fazer e gerenciar a vida urbana. Você ainda pode participar de uma visita mediada à mostra na quarta (08/06) e sexta-feira (10/06), às 11h ou às 14h. Todas as atividades do LAA são patrocinadas pelo Santander. Saiba mais!

DIÁLOGOS AMBIENTAIS

Data: 8, 10 e 11 de junho
Horário: 10h às 17h30
Local: Museu do Amanhã

De cortejo a exibição de documentário, passando por contação de história e muita conversa sobre preservação ambiental: uma programação diversa para todos os públicos! Queremos ampliar as vozes que pesquisam, vivem e cuidam do Meio Ambiente em suas diferentes vivências.

Esta atividade conta com o patrocínio do Instituto AEGEA e Águas do RioConfira a programação completa, inscreva-se e participe!


A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos 
Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

 ​ ​

 ​ ​

 ​ ​

 ​ ​

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.