Projeto "Uma Só Voz" | Museu do Amanhã

Projeto "Uma Só Voz"

Desde maio do ano de 2016, os corais Uma só Voz existem na cidade do Rio de Janeiro, compostos por pessoas em condição de vulnerabilidade social e em situação de rua. O projeto teve início a partir da iniciativa internacional With One Voice, capitaneada pela ONG Streetwise Opera, na Inglaterra, durante as Olimpíadas de Londres, em 2012. Liderados no Brasil pela ONG People's Palace Project, o projeto passou 3 anos pesquisando e fomentando parcerias. 

O resultado foi a criação dos Corais Uma só Voz e o desenvolvimento de uma programação especial que integrou a celebração cultural olímpica na capital carioca, com apoio das organizações British Council, Calouste Gulbenkian Foundation e Macquarie Group Foundation em 2016. 

O primeiro contato com o IDG resultou no aprofundamento do projeto na Biblioteca Parque Estadual do Centro. Quando esta foi fechada, o projeto passou a ser realizado no Museu do Amanhã onde os membros se encontram semanalmente para ensaios regulares com um líder de corais. 

Os participantes dos encontros cantam, dividem histórias e encontram apoio e conforto através da arte e atividades desenvolvidas pelo Museu a partir do diálogo com diversos parceiros, entre eles, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a ONG People’s Palace Project. 

Para o ano de 2022, tendo como objetivo desenvolver o macrotema anual da área de Relações Comunitárias, serão propostas duas ações educativas e de mediação social que visam desenvolver o debate sobre a existência das pessoas nos diversos territórios da cidade e como transformamos e somos transformados pelos espaços em que vivemos. 

Para além das discussões realizadas nos encontros semanais, serão oferecidas duas atividades continuadas ao longo do ano, que abordarão sob diferentes perspectivas as identidades construídas no contato entre as pessoas e os territórios, criando narrativas, memórias e afetos, que estão ligados diretamente ao modo como vivemos, vemos e somos vistos no mundo.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.