Meninas na escola, mulheres na ciência | Museu do Amanhã

Publicação "Meninas na escola, mulheres na ciência"

Destaques

O Museu do Amanhã e o British Council acabam de lançar a publicação Meninas na escola, mulheres na ciência. Destinado aos professores e professoras da educação básica, o livro traz informações e recursos que podem ser usados para incentivar o interesse das meninas e jovens por carreiras nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês). Baixe a versão digital gratuita aqui.

Na primeira seção, Sobre meninas, mulheres, educação e ciência, a publicação aborda a presença das mulheres na ciência e alguns dos desafios enfrentados por elas desde a escola até a universidade. A seção seguinte, Questões de gênero: eu, a escola e a sociedade, traz ferramentas para a reflexão sobre as práticas das escolas e da sociedade em relação à igualdade entre homens e mulheres. A parte final da publicação, Experiências e ações: por mais meninas e mulheres na ciência, traz exemplos para o planejamento de aulas e a oferta de experiências em sala de aula sobre a presença das mulheres na ciência.

A publicação pode ser aproveitada por professores que desejam abordar, em sala de aula, o tema das mulheres na ciência, com o objetivo de estimular novas abordagens que coloquem meninas e meninos em pé de igualdade como protagonistas de suas histórias.