RePangeia | Museu do Amanhã

RePangeia | Uma experiência tecnoxamânica em Realidade Virtual

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Início: 
terça-feira, 30 de abril de 2019
Término: 
domingo, 07 de julho de 2019
Local:
LAA - Laboratório de Atividades do Amanhã
Horário:
ter - dom 10h-17h

Estamos em um momento decisivo na história da Humanidade, que reforça a necessidade de nos perguntarmos, a todo instante: como queremos conviver entre nós, e como queremos conviver com o planeta? As tecnologias que desenvolvemos e aperfeiçoamos estão mais poderosas, alteram nossos corpos, nossa trajetória e impactam o mundo. Mas no que estamos nos transformando?

Ao produzir e consumir com a urgência exigida pela modernidade, esquecemos de refletir sobre como temos manipulado o ambiente, às vezes irreparavelmente, ao extrair recursos que suprem necessidades de um planeta cada vez mais urbanizado. Essa produção frenética e isenta de responsabilidade cria uma dicotomia: temos acesso à eficiência, conforto e agilidade, ao passo que contribuímos com alterações climáticas agressivas, e elevação de taxas de poluição do solo, das águas e do ar – impactos difíceis de ignorar e que trazem à luz a reflexão de que não podemos dissociar a Humanidade da Natureza.

O Museu do Amanhã apresenta RePangeia, uma experiência sensorial em Realidade Virtual que nos instiga a repensar nossa relação com a Terra e entre nós. Ação desenvolvida pelo Laboratório de Atividades do Amanhã – LAA, que é apresentado pelo Santander, a experiência foi inspirada no Tecnoxamanismo, que no Brasil surge em meio ao movimento do software livre, propõe a relação da tecnologia com o xamanismo, da técnica com a natureza, convocando uma tecnologia do futuro vinculada a ancestralidade dos povos e ao mesmo tempo comprometida com a biodiversidade terrestre - que não mais  servirá à devastação.

Na experiência de Realidade Virtual, desenvolvida em parceria com a Intel, três pessoas “se encontram” em outro espaço-tempo e são chamadas a ajudar um meio ambiente descontrolado devido à dissociação entre a Humanidade e a Natureza. O título inspira-se na Pangeia, o supercontinente que existiu há milhões de anos. Seu nome, derivado do grego, significa “toda a Terra”, conceito que remete à primeira vez em que "nossa casa" foi vista em sua totalidade do Espaço. Tal fato mudou nossa percepção sobre o planeta: era a primeira vez que percebíamos nossa fragilidade e finitude em meio à vastidão do Universo. Neste ritual futurístico coletivo virtual, os participantes descobrem a necessidade de haver um entendimento comum de que somos interdependentes e conectados e, somente desta forma, podemos salvar o mundo e a nós mesmos.

O Laboratório de Atividades do Amanhã é apresentado pelo Santander.

A exposição RePangeia é fruto de uma parceria com a Intel. 

       Funcionamento 

  • Horário: 10h às 18h (com última entrada às 17h)
  • LAA - Laboratório de Atividades do Amanhã 
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.