Reputação Brasil | Museu do Amanhã

Reputação Brasil - Caminhos para o Amanhã

Fachada frontal do Museu do Amanhã com nosso globo eletrônico aparecendo
quarta, 25 de outubro de 2017
quarta, 25 de outubro de 2017
Auditório do Museu do Amanhã
qua 8h30-18h

Venha debater sobre os caminhos para a retomada da confiança no Brasil e para um posicionamento internacional positivo a longo prazo no Seminário "Reputação Brasil - Caminhos para o Amanhã". O evento acontece no dia 25 de outubro, das 8h30 às 18h, no Museu do Amanhã.

Sem reputação o país inteiro é penalizado. Há queda de investimentos, os produtos “made in Brazil” sofrem depreciação, há aumento do desemprego e diminuição do turismo. A incerteza aumenta os casos de depressão na população e mina a esperança no futuro, fazendo com que talentos deixem o Brasil em busca de melhores oportunidades em outros países.

25 de Outubro | Museu do Amanhã

Credenciamento e welcome-coffee

8h30 - 9h00 - ABERTURA
Boas vindas do Museu do Amanhã

Apresentação do Programa Estratégico de Reputação para o Brasil - Tatiana Maia Lins, editora da Revista da Reputação e diretora da Makemake - A Casa da Reputação

9h00 - 10h00 - PAINEL INTERNACIONAL
Contexto da Reputação atual do Brasil e retomada da confiança.

Objetivos do Painel: Contextualizar a fotografia atual da Reputação do Brasil no mundo, debatendo os atributos necessários para a retomada da confiança e envolvendo os participantes do evento para que pensem soluções para o país.

Palestrantes:

• Prof Cees Van Riel (Eramus University - Holanda e cofundador do Reputation Institute)
  • Prof Marco Túlio Zanini (pioneiro no Brasil nos estudos sobre confiança - FGV-EBAPE). Moderadora/debatedora: Tatiana Maia Lins.

10h00 - 10h50 - COMPETITIVIDADE BRASILEIRA
Entraves para a reputação das empresas brasileiras: Competitividade, Inovação e Gestão.

Objetivos do Painel: Debater a queda da competitividade brasileira em busca de soluções.

Moderador: Antônio André Neto (FGV-SP e CEO Corcam Tecnologia S.A)

Debatedores:

• Prof Carlos Arruda (Fundação Dom Cabral)
  • Prof Carmen Migueles (FGV - EBAPE e sócia da Symbállein, consultoria em gestão de ativos intangíveis)
  • Ingo Plöger (IPDES)

Coffee-break

​11h05 - 12h00 - REPUTAÇÃO DAS EMPRESAS
Entraves para a reputação das empresas brasileiras: Governança e compliance

Objetivos do Painel: Debater a importância da governança e do compliance para a boa reputação,  mostrando que as crises podem ser superadas e evitadas com maior governança.

Moderadora: Carina Almeida (CEO Textual)

Debatedores:

• Marcelo Arantes (Vice-Presidente de Pessoas, Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Sustentável da Braskem)
  • Flávia Mouta (Diretora de Regulação de Emissores da B3)
  • Karla Melo (Gerente de Comunicação da Vale e colíder do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - Cebds)

13h30 - 14h30 - O BRASIL DO AMANHÃ
Do sonho para a ação

Objetivos do Painel: Debater a busca de soluções coletivas e compartilhadas para os nossos problemas.

Moderadora: Tatiana Maia Lins (Makemake - A casa da Reputação)

Debatedores:

• Rafael Veras, Diretor de Comunicação Corporativa, Mídias Sociais, Publicidade e Relações Públicas do Museu do Amanhã
  • Leonardo Souza, Diretor geral da CDN Rio de Janeiro
  • Patricia Cerqueira Reis, Diretora da Hod Comunicação de Marcas; Professora da graduação, pós-graduação e EAD; Pesquisadora da ESPM

14h30 - 15h30 - A MULHER BRASILEIRA
A mulata exportação nos representa?

Objetivos do Painel: Debater a imagem da mulher brasileira, contribuindo para narrativas mais plurais, assim como debater a situação do Brasil em relação à equidade de gênero.

Debatedoras:

• Isabel Clavelin (Onu Mulheres)
  • Débora Thomé (jornalista, autora do livro "50 Brasileiras incríveis para conhecer antes de morrer" - participação remota via NY)
  • Eduardo Murad (Doutor em Comunicação pela USP, Coordenador dos cursos de Comunicação Social e Marketing da Unisuam)
  • Marta Porto (Juntos Comunicação por Causas)​

Coffee-break

​16h00 - 17h30 - MARCA BRASIL E NOVAS NARRATIVAS
Narrativas para o Brasil além do samba e do futebol.

Objetivos do Painel: Debater a construção da “Marca Brasil” e quais narrativas além do samba e do futebol podem ser adotadas para que a percepção local e  internacional sobre o Brasil seja mais diversa, inovadora e plural.

Debatedores:

• Fred Gelli (Tátil Design)
  • Tato Carbonaro (Gestor de Relações Institucionais e Internacionais da Aberje)
  • Ricardo Voltolini (Consultor, criador da Plataforma Liderança Sustentável)
  • Rachel do Valle (Brazilian Content, projeto da BRAVI e APEX-Brasil)
  • Yacoff Sarkovas (CEO da Edelman Significa e da Zeno)

​17h30 - 18h00
Encerramento do evento e divulgação de calendário das ações de 2018.