Roda de conversa sobre Mobilidade Ativa | Museu do Amanhã

Roda de conversa sobre Mobilidade Ativa

Relações Comunitárias
Início: 
sábado, 27 de julho de 2019
Término: 
sábado, 27 de julho de 2019
Local:
Terreiro de Curiosidades
Horário:
sab 14h-16h
Poluição do meio ambiente, limitação dos espaços, fluxos transitórios, aumento dos índices de acidentes de trânsito e pequenas ofertas alternativas de circulação. Esses são alguns dos tópicos essenciais para o debate sobre mobilidade urbana no Brasil.  No dia 27 de julho, às 14h, o Museu do Amanhã, em parceria com o TransporteAtivo, realiza o primeiro encontro das Rodas de conversa sobre Mobilidade Ativa, uma ação que visa debater temas relativos ao futuro da mobilidade nas grandes cidades, refletindo sobre as práticas antigas e atuais, em busca de soluções a partir do conhecimento de diferentes linhas de pensamento..
  • Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página.

 

  
O ponto de partida desse primeiro encontro será a fala de especialistas brasileiros que estiveram recentemente na Velo-City, a maior conferência do mundo na área de ciclismo, mobilidade urbana, infra-estrutura de ciclismo, inovações de bicicleta, segurança de bicicleta e as mudanças sociais e culturais impulsionadas pelo ciclismo em escala global, que aconteceu em Dublin, na Irlanda. Eles falarão sobre os projetos que apresentaram e as impressões que tiveram na conferência, contribuindo para ampliar o diálogo e apontar as principais soluções para o problema da mobilidade urbana no Brasil.
 
Participe! 
 
Convidados 
 
  • Eduardo Bernhardt - Educador Ambiental e especialista em coleta seletiva, na ONG Ecomarapendi Recicloteca há 14 anos. É diretor da Organização Transporte Ativo, para a qual trabalha promovendo o uso de bicicletas desde 2006. Este ano coordenou a delegação brasileira que viajou pra a Conferência Velo-City 2019 em Dublin, Irlanda. 

 

  • Rodrigo Rinaldi - Doutor e Mestre em Urbanismo pelo PROURB / FAU / UFRJ. Professor de urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e mestre em Engenharia Urbana e Ambiental da PUC-Rio por 14 anos. Sócio da Def Projects há 10 anos, desenvolvendo projetos urbanos com ênfase em comunidades planejadas e mobilidade. Atualmente, é membro do Departamento de Planejamento Urbano da FAU / UFRJ.

 

  • Carlos Leandro - Presidente da “Pedala Queimados”, responsável por projetos de inclusão social na cidade desde 2016. Graduado em Gestão do Desenvolvimento Sustentável, trabalhando para o Governo nesta área por 2 anos. Co-Vencedor do “Projeto Relevante no Brasil”, concedido pela Embaixada Holandesa do Brasil na Velo-City 2018. 

 

  • Marcela Kanitz - Arquiteta, urbanista e pesquisadora no Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABMOB-UFRJ). Atualmente terminando o mestrado em Urbanismo na UFRJ. Realizou uma especialização complementar em Gestão Urbana Sustentável e Desenvolvimento pelo Instituto de Estudos de Habitação e Desenvolvimento Urbano, na Holanda. Participou da elaboração do Índice de Walkability (iCam), em parceria com a ITDP Brasil e coordenou a execução de três estudos de avaliação de impacto de infraestruturas e programas urbanos para bicicletas e pedestres em São Paulo.

 

  • Ana Carboni - Viveu e trabalhou no Brasil, no Reino Unido e no Uruguai, retornando à sua cidade natal em 2014, se engajando na promoção da bicicleta como meio de transporte sustentável no país desde então. Atualmente, é integrante da rede e equipe da Bike Anjo, integrante do Conselho Deliberativo e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).

 

  • Filipe Simões - Faz parte do departamento de planejamento cicloviário da Prefeitura de Niterói e trabalha no planejamento, projeto e gestão da infraestrutura cicloviária e projetos educacionais em nível municipal. Também pesquisa os efeitos do ciclismo na divisão modal da cidade e na infraestrutura de tráfego.
 
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.