Rolê Sapiência: Biomas
Com o tema "biomas", o próximo encontro do Rolê Sapiência acontece dia 11 de setembro, sábado, às 15h, em sala virtual. A programação é voltada para crianças e adolescentes. Inscreva-se e participe!
Inscreva-se gratuitamente aqui
O TEMA
Em sua quarta edição, o Rolê Sapiência evidencia a biodiversidade a partir dos biomas brasileiros – a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, os Pampas e o Pantanal. A ferramenta de mediação será um jogo de tabuleiro virtualizado, onde os participantes deverão realizar um percurso com perguntas e curiosidades relacionadas aos cinco biomas brasileiros e sua situação diante dos efeitos já sentidos pelo Antropoceno.
O CENÁRIO
Atualmente estima-se que 17 países abriguem dentro de suas fronteiras mais da metade de toda a biodiversidade planetária – ainda que estes correspondam a tão somente 10% de toda a superfície terrestre. São os chamados países megadiversos. Entre essas nações, o Brasil guarda posição de destaque e, para muitos, a sua diversidade biológica o deve colocar no topo isoladamente.
Essa condição se explica em parte pelos nossos 8,5 milhões de quilômetros quadrados – responsáveis por ocupar quase metade de toda a América do Sul. Com um território tão extenso que atravessa tantas zonas climáticas diferentes, o Brasil se tornou o ambiente perfeito para a evolução de incontáveis formas de vida em seus cinco biomas.
Assim, desde 2003 comemora-se o Dia Nacional do Cerrado (em 11 de setembro), a fim de reforçar a relevância desse bioma para toda a biodiversidade brasileira e global. Com uma área de 2.036.448 km², o Cerrado abriga mais de 11 mil espécies de plantas nativas e mais de 2.500 espécies de animais!
A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade